Curiosidades

6 maneiras de comer banana verde e se beneficiar

Existe uma quantidade quase incontável de maneiras de comer banana verde e se beneficiar de seus nutrientes poderosos. Não à toa, uma grande quantidade de culturas possui, na banana, um de seus elementos centrais de nutrição.

Desde que é verde até o amadurecimento, a banana apresenta uma série de características e variações que a tornam excelente e altamente nutritiva. No que diz respeito às maneiras de comer banana verde, é necessário um pouco mais de controle sobre a comida, pois trata-se da forma menos apetitosa em seu estado natural.

Quando transformada em comida, no entanto, muitas de suas receitas são tão saborosas que até quem não gosta de bananas é capaz de se apaixonar. Confira 6 maneiras de comer banana verde e se beneficiar tanto de seus nutrientes, quanto de suas vantagens para a saúde:

Bananas verdes fritas

Se você nunca comeu bananas verdes, é possível que a ideia pareça um pouco estranha. Não é todo dia que pensamos em fritar bananas verdes no Brasil, mas em várias partes do mundo essa é a forma mais popular para consumir o produto.

Se você não gosta tanto do sabor de bananas e gosta de chips de diversos tipos, essa provavelmente é a melhor entre as várias maneiras de comer banana verde. Fatie as bananas em rodelas finas e frite-as como você faria com batatas ou batatas doces.

O resultado será um lanche surpreendente, delicioso, barato e extremamente prático. A receita também funciona cortando as bananas em tiras, ou colocando as rodelas no forno, preferencialmente sobre uma grelha. No forno, você pode dispensar o óleo, tornando o lanche ainda mais saudável.

Cozido de bananas verdes

Um clássico da culinária jamaicana, é comum que bananas bem verdes sejam cozidas e servidas como bolinhos por lá. As bananas são levadas à água fervente com casca, para facilitar o processo de cozimento.

Quando prontas, são temperadas e servidas de diversas formas – bolinhos, purês, ou misturas. É uma ótima base para que você planeje suas próprias receitas.

Bananas verdes assadas

Bananas assadas são especialmente utilizadas com banana da terra em países nos quais ela é popular. Seu uso com bananas comuns verdes, no entanto, é tão eficiente quanto a versão caribenha ou africana.

Corte as bananas bem verdes em fatias e tempere com azeite de oliva, sal, e outros temperos que você tiver em casa. Coloque-as no forno e você terá uma excelente refeição feita com de forma rápida e saudável.

Batidas de banana verde

Se você possui um bom liquidificador em casa, é provável que uma ótima forma de iniciar seu dia seja com uma batida de bananas verdes, especialmente quando misturada com outras frutas mais doces – especialmente se possuírem um toque cítrico.

É outra opção excelente para quem não gosta de banana, uma vez que seu sabor nem mesmo será percebido em um shake com outras frutas. Entre as várias maneiras de comer banana verde, seu sabor menos proeminente do que quando madura facilita a adaptação dos gostos menos interessados.

Gelo de banana verdade

Entre pessoas que tomam suplementos para resultados esportivos, uma prática comum é cozinhar as bananas verdes e armazená-las no congelador, em formas de gelo. Isso permite que você bata-as junto com o whey e outros ingredientes, dando mais nutritividade, sabor e um toque refrescante à bebida.

Pães, bolos e biscoitos

Outra preferida entre as maneiras de comer banana verde é recorrer à farinha de banana verde. Ela pode ser feita em casa ou comprada em lojas de produtos naturais para ser utilizada normalmente como farinha para o preparo de bolos, biscoitos e pães variados.

Para fazer a farinha, é necessário cortar as bananas verdes em rodelas bem finas, levar ao forno em fogo baixo até secarem e ficarem quebradiças, quebrá-las (no liquidificador) e passar em uma peneira.

Deixe seu comentário