Já não é um segredo que comer certos tipos de alimento antes de dormir auxiliam em um sono de qualidade. Comidas ricas em mineral, como magnésio, potássio e certas vitaminas possuem um efeito de indução a um sono natural que combatem a insônia. Se você reconhecer alguns alimentos que reúnem estes ingredientes, deve saber que a banana ajuda a dormir.
O motivo pelo qual a banana ajuda a dormir é simples: ela acumula praticamente todas as substâncias necessárias para um boa noite de sono. Sempre que você tiver dificuldades para dormir, portanto, uma banana pode auxiliar a acelerar o processo. Além disso, estima-se que o sono possa melhorar significativamente com o consumo regular de bananas, em função do equilíbrio químico promovido.
Saiba como a banana ajuda a dormir, e quais os potenciais benefícios da fruta:
A banana e o sono
Entre os principais motivos para problemas de sono, a deficiência da minerais destaca-se – especialmente no que diz respeito a magnésio e potássio, bem como em relação às vitaminas. A boa notícia é que a banana reúne quase todos estes nutrientes que figuram como os principais causadores de problemas de sono, quando em déficit.
Magnésio
A banana é um das frutas com a maior concentração de magnésio entre todas as popularmente consumidas em boa parte do mundo. O magnésio possui uma série de benefícios para a saúde – entre eles, a capacidade de combater a insônia, auxiliando em um sono longo e mais rapidamente obtido.
Comer bananas a noite auxilia a relaxar os músculos com um efeito de proteção neuronal. O magnésio presente nas bananas também auxilia a reduzir a temperatura do cérebro, e auxilia a regular os hormônios. Os sintomas de deficiência de magnésio incluem a dificuldade de relaxar durante o sono e contração físicas (como os sustos enquanto dormimos), o que torna a banana um excelente lanche para antes de dormir.
Potássio
O potássio trabalha especialmente bem com o magnésio na capacidade de melhorar o sono, o relaxamento muscular e dos nervos, a regulação da pressão sanguínea e, ainda, promove uma digestão mais saudável. Entre os vários sintomas da deficiência de potássio no corpo, a capacidade de afetar a qualidade do sono merece atenção e cuidado.
A deficiência em potássio pode levar a fadiga muscular, dores e irregularidades cardíacas. Em combinação com o magnésio, isso torna a banana excelente para o processo de relaxamento.
Triptofano
O triptofano é um aminoácido que, dada sua grande concentração na fruta, a auxilia a garantir que a banana ajuda a dormir. Trata-se de um nutriente eficiente no combate à insônia, e pode ser obtido em outras fontes de alimento. Na prática, o corpo utiliza o triptofano para produzir os hormônios da serotonina e a melatonina, que desempenham papéis muito importantes no corpo humano – incluindo na capacidade de dormir.
O corpo humano necessita de serotonina para regular o humor, e de melatonina para regular os ritmos e padrões do sono, da temperatura do corpo e de liberações hormonais. A deficiência em triptofano pode levar o corpo a experienciar problemas graves, como insônia e depressão.
Vitaminas
Já é bastante conhecido o efeito das vitaminas em garantir uma boa noite de sono. Rica no complexo de vitaminas B, em especial a vitamina B6, a banana ajuda a dormir pela concentração dos nutrientes solúveis em água. A vitamina B6 é importante para auxiliar na produção do triptofano, o que significa que sua ausência afeta a produção de serotonina e melatonina – necessários para uma boa noite de sono.
Estima-se que uma banana grande é suficiente para fornecer a quantidade necessária de vitamina B6 na dieta diária, o que a torna uma excelente aliada para quem sofre de insônia por questões nutricionais.
Deixe seu comentário