Curiosidades

Banana branca (ou banana prata): uma das mais consumidas no Brasil

Banana branca

As bananas, em geral, são um dos itens mais vendidos nos supermercados. Os tipos são diversos, mas a banana branca, popularmente conhecida como banana prata, é uma das mais consumidas no nosso país.

Os esportistas e amantes da alimentação saudável adoram essa variedade. Isso porque suas propriedades aumentam os níveis de energia corporal. Além do mais, o potássio que ela contém ajuda a evitar cãibras musculares.

Você tem curiosidade para saber mais sobre a banana prata? É só continuar conosco, lendo todo o artigo abaixo, que terá a chance de conhecer mais sobre a fruta mais ingerida no Brasil.

Os tipos de banana disponíveis no mercado brasileiro

Nós, brasileiros, temos muita sorte em viver no clima tropical, propício para o cultivo da banana. Os tipos são variados, mas todos possuem características comuns.

A textura dessa fruta é bem rica em amido, tem o sabor adocicado levemente e uma capacidade maravilhosa para continuar amadurecendo depois de arrancada da bananeira.

Como sendo fruta tropical, a banana não se importa com a friagem da geladeira. Por isso, armazená-las em uma temperatura ambiente é melhor, pois continuarão amadurecendo gradualmente. Entretanto, caso queira acelerar o processo, basta colocar a fruta em sacos de papel.

Veja agora quais são os tipos de banana mais comuns comercializados no Brasil.

Banana maçã

Assim como a banana branca, a banana maçã é excepcionalmente doce. Ela é cultivada em climas tropicais chuvosos. Sua textura é firme, possuindo um tom rosado leve. A fruta é úmida e perfeita para petiscar ou utilizar em sobremesas. Contudo, é especialmente adequada para se adicionar em saladas de frutas ou outras preparações com a fruta crua, pois não escurece de forma rápida quanto as variedades.

Banana da terra

A banana da terra é um subgrupo de bananas que são conhecidas por serem as preferidas para uma sobremesa frita. Elas têm um alto teor de amido, sendo normalmente usadas ​​em pratos salgados.

Banana nanica

Cada banana nanica tem mais ou menos 86 gramas e aproximadamente 79 kcal. A variedade da fruta recebe tal nome, mas apesar disso, não é a menor do mercado. Essa nomenclatura se dá porque sua árvore é bastante pequena.

Esse é o tipo mais rico em potássio, com bons teores de magnésio. O potássio está diretamente relacionado ao equilíbrio hidroeletrolítico. Por conta disso, pode ser uma boa opção para pessoas que usam diuréticos, pois a fruta promove a perda desse mineral na urina ou suor.

Banana prata (branca)

A banana branca é ótima para o preparo de doces. Não é à toa que é uma das mais vendidas em todo o país. A polpa é consistente ao extremo, podendo ter seu consumo feito em vitaminas ou in natura.

A cada banana prata encontramos mais ou menos 70 gramas e aproximadamente 68,6 kcal. Segundo nutricionistas, ela é a mais duradoura entre as opções, tendo a chance de ser consumida por quatro dias após o amadurecimento.

Banana branca

Por que a banana branca é a mais consumida no Brasil?

A banana branca possui a polpa resistente, como dito, conferindo um tempo maior de prateleira. Esse é, realmente, um dos motivos que levam os brasileiros a adorarem a variedade.

Dentre as espécies de bananas, é a que contém mais vitamina C. Também possui grandes teores de potássio, ficando apenas atrás da nanica. Como todas as frutas da espécie, ela tem bastante carboidrato. É uma maravilhosa opção para lanches ou complementos de refeições por conta da energia que pode proporcionar, com uma velocidade para absorção menor.

Além disso, existem outros motivos para a banana branca ser a “queridinha” nacional. Confira quais são.

Banana branca possui alto teor de fibra

A banana prata é carregada de fibras, tanto solúveis quanto insolúveis. As fibras solúveis possuem a tendência de desaceleração da digestão. Isso mantém a sensação da saciedade por muito mais tempo. Não é à toa que a banana branca é frequentemente incluída nos cafés da manhã, uma vez que se pode dar início ao dia sem a preocupação alguma.

Saúde do coração

Estudos geralmente apontam para os alimentos que possuem fibras como sendo alimentos ótimos para a saúde do coração. O aumento do consumo da banana prata reduz o risco das doenças cardiovasculares e das doenças cardíacas coronárias.

Facilidade na digestão

Por causa de seu sabor agridoce, a banana branca é adorada por muitos. Esse adocicado na sua polpa dá a sensação do peso; já o azedo estimula os sucos digestivos, ajudando na digestão e nas construções do metabolismo.

Potência dos nutrientes

A banana prata é importantíssima para uma nutrição adequada. Quer um alimento completo com vitaminas e os minerais essenciais? Pois ela tem:

  • Cálcio;
  • Potássio;
  • Manganês;
  • Ferro;
  • Magnésio;
  • Folato;
  • B6;
  • Riboflavina;
  • Niacina.

Todas essas substâncias maravilhosas contribuem para que o corpo tenha um ótimo funcionamento, mantendo-se saudável.

Alta fonte de potássio

Uma fruta tão rica em potássio faz com que qualquer pessoa enxergue-a como um alimento perfeito. Este mineral possui inúmeras propriedades que são benéficas para a saúde, tais como:

  • Auxilia na regulagem dos batimentos cardíacos;
  • Regula a pressão do sangue;
  • Deixa o cérebro em estado de alerta.

Por isso é que tantas pessoas adicionam a banana à sua dieta rotineira, mantendo cérebro e coração saudáveis. O adicional vem com a pressão arterial bem mais estabilizada também.

Pressão arterial e a banana branca

Todos sabem que o sal é um vilão imperdoável da pressão alta. Esse temido ingrediente culinário aumenta a pressão em questão de poucos segundos. Essa especialidade de banana tem teores de sal baixos e grandes teores de potássio. Essas propriedades ajudam na escolha da fruta que deve ser consumida por quem sofre desse mal.

Entretanto, a consulta antecipada com um médico ou nutricionista antes de adicioná-la no consumo diário é imprescindível.

Ajuda a combater a anemia

A banana prata tem um alto teor do ferro, o mesmo presente nos feijões. Assim, se torna excelente para aqueles que sofrem de anemia. A anemia é um tipo de condição grave em que ocorre uma diminuição da quantidade de hemoglobina, ou glóbulos vermelhos, no sangue. O resultado disso é a incômoda falta de ar, bem como fadiga e até palidez.

Saber que a banana branca é deliciosa e ainda tem muitas funções boas no organismo só amenta a vontade de consumi-la sempre. E o que você acha dessa fruta? Ela já faz parte da sua dieta?

Deixe seu comentário