Curiosidades

Banana emagrece? Confira aqui se é mito ou verdade

Essa é uma das dúvidas mais frequentes entre as pessoas que estão buscando a perda de peso. Isso porque a banana é uma fruta rica em carboidratos e, portanto, automaticamente também possui açúcares em sua composição, os “vilões” de toda dieta de emagrecimento.

Por outro lado, ela também é rica em nutrientes, como as fibras e as proteínas, por exemplo, que ajudam a prolongar a sensação de saciedade e melhorar o trânsito intestinal, dois fatores essenciais para quem quer mandar embora aqueles incômodos quilinhos extras da balança.

Mas, afinal, a banana emagrece ou engorda? Continue lendo esse artigo até o final e descubra se esta fruta, a mais consumida no Brasil e no mundo, pode realmente te ajudar a emagrecer e conquistar a silhueta dos sonhos!

Valores calóricos e nutricionais da banana

A banana é uma fruta altamente nutritiva e energética, com cerca de 110 a 150 calorias, além de conter cerca de 25 gramas de 19 a 30 carboidratos diferentes, sejam de açúcares simples ou amidos, isso em seu tamanho médio. Além disso, a fruta também possui potássio, proteínas, fibras, vitaminas B6, B12 e C, que são essenciais para a saúde.

Apesar de parecer uma “bomba” de carboidratos que podem engordar, os nutrientes presentes em sua composição compensam em muito as calorias e carboidratos, como as fibras, que ajudam a aumentar a sensação de saciedade no estômago e melhorar a saúde intestinal, duas situações ideais para favorecer o emagrecimento.

Além disso, a banana não possui sódio, colesterol ou gorduras em sua composição e, portanto, ela não engorda. No entanto, vale ressaltar que se o consumo da fruta for exagerado, aí sim você poderá engordar, pois qualquer alimento calórico pode aumentar o peso se estiver presente na dieta de maneira excessiva.

Então, a banana emagrece?

Como você já leu nos parágrafos anteriores que a banana não engorda, provavelmente deve estar pensando neste momento que a fruta pode, neste caso, promover a perda de peso. E a resposta é sim. A banana emagrece de verdade!

A fruta favorita dos brasileiros é mesmo capaz de eliminar aqueles quilos extras que tanto incomodam na frente do espelho quando inserida da maneira correta na dieta. Isso porque a fruta é rica em fibras e proteínas, nutrientes que ajudam a prolongar a sensação de saciedade no estômago, evitando a fome fora de hora e as famosas “beliscadas” entre as refeições, e que favorecem o melhor trânsito intestinal, essencial para evitar gases e “prisão de ventre”, que deixam a nossa barriga inchada.

Além disso, quando aliada à prática de atividades físicas, a banana pode fornecer mais energia e disposição para treinar e, com isso, potencializar o emagrecimento.

Como consumir banana para perder peso?

Apesar de ajudar com eficiente no emagrecimento, a banana, assim como qualquer outro alimento, deve ser consumida com moderação. O consumo exagerado pode causar o efeito contrário e aumentar o peso, como falamos no decorrer desse artigo, pela quantidade de calorias que serão depositadas de maneira desregrada na sua alimentação.

Por isso, a quantidade de bananas recomendada pelos nutricionistas é de duas bananas por dia. Ainda, a indicação é para que não se coma mais de quatro bananas diárias, sendo esta quantidade considerada bastante abusiva.

Os especialistas se baseiam na recomendação padrão de duas xícaras – ou duas a três porções – de frutas (qualquer uma) por dia, que você pode distribuir entre as três refeições principais do dia: café da manhã, almoço e jantar.

Deixe seu comentário