Curiosidades

Banana escurecida faz mal?

Você pensa em comer uma banana, vai até a cozinha e percebe que elas estão muito maduras. Descasca um delas e percebe que ela está um pouco escura. Essa situação provavelmente já aconteceu com você mais de uma vez, levando à pergunta clássica: banana escurecida faz mal?

Essa é uma dúvida muito comum, pois geralmente associamos a ideia de escurecimento de uma comida ao fato de ela estragar. Pensando de forma lógica, nada mais racional: se a carne da geladeira está muito escura, por exemplo, sabemos que há algo errado. Se uma maçã ficou marrom, também é um mau sinal. Portanto, assumidos que banana escurecida faz mal, certo?

Na prática, não é bem assim. A banana é um fruta tipicamente tropical, e o processo de escurecimento não é exatamente ruim. Obviamente, não devemos comer a banana quando ela tornou-se completamente preta e parece estar liquefazendo-se. Antes disso, no entanto, ela pode ser surpreendentemente deliciosa.

Confira o motivo pelo qual as bananas escurecem, e entenda mais sobre o mito de que banana escurecida faz mal:

Por que bananas escurecem?

As bananas escurecem por uma questão química. Algumas enzimas da fruta reagem com um composto da casca da banana chamado de tanino. A interação entre os dois compostos leva ao escurecimento que geralmente associamos à fruta excessivamente passada.

Não é, no entanto, a casca que importa para demonstrar o quão boa está uma banana. É apenas a parte comestível que deve guiar nossa escolha. Em geral, a banana atinge seu melhor ponto exatamente quando a casca começa a escurecer.

Banana escurecida faz mal?

Não, a banana escurecida não faz mal. Como já mencionado, o que importa é seu interior. Este só deixa de ser comestível quando torna-se completamente escuro. Antes disso, quando apresenta apenas alguns “machucados” em escuro, está no ponto ideal de consumo, o auge de seu sabor doce.

Por isso, a banana escurecida não apenas não faz mal, como é uma excelente escolha para consumo. Segundo alguns estudos, além de tudo isso, ela pode oferecer alguns benefícios especiais para a saúde, quando chega neste nível de maturidade.

Banana madura no combate ao câncer

Segundo alguns estudos recentes, a banana já escurecida favorece a produção de células imunológicas chamadas de TNF alfa presentes no corpo humano. Segundo o estudo, quando isso ocorre, há um efeito importante no corpo: a ação das células auxiliam no combate de células anormais que promovem a formação de células cancerígenas.

O estímulo da produção dos glóbulos brancos só ocorre quando a fruta já está madura. Isso significa que a ideia de que banana escurecida faz mal não apenas está errada, como, na verdade, é inversa à realidade.

Outros benefícios das bananas maduras

Além dos estudos recentes que indicam potencial de prevenção em relação ao câncer, há diversos outros benefícios típicos das bananas maduras. A banana é rica em potássio e em magnésio.

Isso faz com que sejam excelentes para quem tem problemas para dormir, ou para quem fica com os músculos muito tensos à noite, após um dia estressante. A banana ainda é excelente como aliada de dietas um pouco mais restritivas, pois sacia significativamente a fome.

Deixe seu comentário