Receitas com Banana

Banana flambada: como fazer a receita?

Banana flambada

A receita de banana flambada é um clássico sofisticado e, ao mesmo tempo, muito simples. O que muita gente não sabe é que toda a sofisticação envolvida no prato está mais no fato de a fruta ser colocada no fogo do que em algo relacionado às dificuldades da receita em si.

A banana flambada não é difícil de ser feita e, na verdade, o processo de flambar está longe de ser complicado. Mesmo assim, se você preferir por não colocar sua sobremesa em chamas, é possível simplesmente pular essa parte, fazendo a receita idêntica sem o show pirotécnico.

No que diz respeito ao sabor, a diferença será mínima, e as mudanças serão apenas nos impactos visuais do prato durante sua execução.

Confira como fazer uma banana flambada deliciosa, recorrendo ou não ao processo de flambar:

Ingredientes

Os ingredientes da banana flambada são bastante básicos, e mostram que mesmo os pratos mais clássicos recorrem à simplicidade:

  • 3 bananas maduras (quanto mais madura a banana, mais doce será a fruta, naturalmente);
  • 2 colheres de sopa de margarina ou manteiga;
  • 3 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 laranja espremida (dê preferência para o suco natural extraído na hora ao suco já comprado);
  • Raspas da casca da laranja utilizada;
  • ¼ de xícara de conhaque, para flambar;

Há, ainda, o sorvete de creme, necessário para que a receita seja feita de forma clássica. Ele é servido junto à banana flambada, para contrastar com a fruta quente.

Se você optar por fazer a versão sem flambar, o conhaque não é necessário. Algumas pessoas, ainda, preferem flambar com rum em vez de conhaque – é uma questão de preferência pessoal, embora a receita original recorra ao conhaque.

Modo de preparo da versão flambada

Para fazer a banana flambada clássica, o processo inicial é simples. Descasque as bananas e corte-as ao meio enquanto a margarina derrete em uma frigideira em fogo médio. Leve a banana à frigideira e doure-a nos dois lado. Quando já estiver dourada, adicione o suco de laranja e o açúcar, deixando por até cinco minutos para que reduza e cozinhe bem.

Deixe a frigideira fora do fogo para iniciar o processo de flambar. Coloque um pouco do conhaque em uma colher, e o resto dentro da frigideira. Com a colher, que deve ser grande, aproxime o conhaque da chama do fogão, e lentamente despeje um pouco para fazer com que a bebida sobre a colher pegue fogo. Quando incendiar, levar a colher à frigideira para transferir o fogo para dentro dela.

Levará alguns segundos para que o fogo inicie, e ele apaga-se sozinho quando o álcool do conhaque for queimado. Tenha cuidado para não deixar seu rosto próximo de onde o fogo pode aparecer.

Quando o fogo apagar, coloque o restante do suco de laranja, cozinhe por mais um minuto e coloque as raspas da fruta polvilhadas sobre a banana. Sirva em um prato com sorvete de creme, e sua banana flambada estará pronta!

Modo de preparo da versão não flambada

Sim, é possível fazer banana flambada sem que ela esteja de fato flambada, por mais irônico que pareça. É uma opção excelente para quem não possui muita experiência na cozinha, ou não se sente confortável com a situação de lidar com fogo controlado sobre a comida, e não embaixo dela.

Para preparar a receito, o início do procedimento é o mesmo. Descasque as bananas e corte-as pela metade. Em seguida, aqueça a margarina em um frigideira a fogo médio, sem que ela queime. Coloque a banana nesta frigideira deixando-a dourar dos dois lado.

Com ela já dourada, adicione o açúcar e o suco de laranja, deixando cozinhar entre três e cinco minutos, até adquirir consistência caramelizada. Quando estiver pronto, polvilhe as raspas da casca e sirva em um prato com sorvete de creme.

Deixe seu comentário