Receitas com Banana

Brigadeiro de banana: como fazer?

Brigadeiro de banana

Fazer um brigadeiro de banana é uma opção deliciosa, fácil e, dependendo da receita, bastante saudável de curtir um doce tradicional com uma pitada de inovação, sem gastar muito por isso.

Um bom brigadeiro de banana é mais cremoso e ganha complexidade com a adição da fruta, levando a delícia a um outro patamar. Além disso, é uma forma de surpreender os convidados oferecendo um prato inovador.

Saiba como fazer duas receitas de brigadeiro de banana: uma tradicional e outra que dispensa o uso do leite condensado entre seus ingredientes:

Brigadeiro de banana “tradicional”

Falar sobre um brigadeiro de banana tradicional pode parecer um pouco exagerado, mas a verdade é que, frente a tantas opções distintas elaboradas atualmente, as receitas que mais se assemelham ao bom e velho brigadeiro podem ser consideradas como tal.

Essa é uma receita onde o chocolate é substituído pela banana, dando lugar a sabores mais suaves e delicados:

Ingredientes

Para fazer o brigadeiro de banana, você precisará de:

  • Duas bananas nanicas amassadas. Quanto mais maduras as bananas estiverem, mais gostoso será o brigadeiro;
  • 1 colher de sobremesa de margarina;
  • 1 lata de leite condensado. Dê preferência para a lata em vez da caixinha, mas você pode substituir uma pela outra, se quiser manter a receita dentro do orçamento;
  • Açúcar cristal para finalizar;

Modo de preparo

O preparo é semelhante a outras receitas de brigadeiro, dando atenção para as bananas antes de introduzir o leite condensado.

Para isso, é necessário derreter a margarina em uma panela e colocar as bananas amassadas. Em fogo brando, mexa as bananas aos poucos, sem parar, por cerca de 5 minutos, até que estejam homogêneas e pastosas.

Adicione o leite condensado e continue mexendo por cerca de cinco minutos. O ponto correto estará atingido quando a massa estiver desgrudando do fundo da panela.

Quando o ponto for atingido, deixe esfriar. Se quiser fazer porções individuais, unte as mãos com margarina e faça as bolinhas, passando-as no açúcar em seguida. Outra opção é servir diretamente em potinhos, polvilhando um pouco de açúcar por cima.

Brigadeiro de banana sem leite condensado

A versão de brigadeiro de banana sem leite condensado permite que você reduza a quantidade de açúcar da receita, podendo combinar a banana ao sabor do chocolate. É uma boa opção para quem quer experimentar uma receita inovadora, sem abrir mão da ideia de um brigadeiro.

Ingredientes

Para essa receita, você precisará de:

  • 2 bananas nanicas bem maduras;
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó;
  • 5 colheres de sopa de leite em pó (preferencialmente desnatado);

Modo de preparo

Pique grosseiramente as duas bananas e leve ao forno micro-ondas em uma tigela. Na potência máxima, dois minutos devem ser suficientes para deixa-las bastante moles, que é o ponto desejado para dar consistência à receita.

Retire a tigela do micro-ondas e adicione o leite em pó e o cacau em pó. Misture bastante e observe a consistência – dependendo das bananas, pode ser necessário adicionar um pouco mais de leite em pó para atingir mais firmeza.

Quando a consistência estiver semelhante à de um brigadeiro, deixe esfriar um pouco para enrolar a unidades. Depois, você pode cobrir as esferas com um pouco de cacau em pó. Com as bolinhas feitas, é útil levar o doce à geladeira por 20 minutos para atingir uma consistência menos mole.

Deixe seu comentário