Curiosidades

Como congelar e descongelar bananas?

Congelar bananas permite que elas sejam preservadas por muito mais tempo do que quando são mantidas em temperatura ambiente. É verdade, no entanto, que o processo de congelar e descongelar bananas não é exatamente simples para quem nunca leu nada a respeito. Existem alguns truques que tornam o processo mais eficiente e controlável.

De forma geral, nada impede que você consiga congelar e descongelar bananas da forma mais direta possível, colocando a fruta no congelador e retirando-a em temperatura ambiente. O problema, neste caso, é que a casca da banana ficará completamente marrom em pouco tempo (mas sem estragar), em função de seus componentes químicos.

Além disso, a textura da fruta muda quando ela é congelada, o que torna muito útil ter alguns cuidados especiais, e planejar a forma como você pretende congelar e descongelar bananas, assim como qual será o uso delas após o processo. Saiba como congelar e descongelar bananas de diferentes formas, e quais os procedimentos mais práticos para isso:

Congelar e descongelar bananas: mudanças na textura

Embora a banana congelada mantenha seus nutrientes e sabor, a sua textura muda um pouco. Por isso, não é a melhor ideia congelá-la para comer in natura. Por ter um pouco de seu líquido separado, ela se torna um pouco menos “cremosa” depois de congelada. No entanto, por manter todas as suas outras propriedades, é excelente para fazer batidas, bolos, ou qualquer outro uso que vá mexer em sua textura de qualquer forma.

A grande vantagem é praticidade de ter bananas no ponto certo para serem usadas, sem a preocupação de que elas passem no ponto durante uma viagem de final de semana, por exemplos. As bananas congeladas duram entre oito meses e um ano, o que garante que nunca sejam um problema.

Como congelar bananas?

Existem basicamente duas formas de congelar bananas. A primeira e mais simples é congelar a banana inteira, sem nenhum tipo de tratamento.

Se optar por isso, você simplesmente congela a fruta dentro do saco plástico no qual pretende guardá-la no congelador. Neste caso, como já mencionado, a casca ficará totalmente escura, sem afetar a qualidade da fruta. Se preferir que a casca não fique escura, há outra opção, descasque a fruta e embale com papel alumínio. Deixe congelar e, quando pronta, retire do papel alumínio e coloque no saco onde pretende que ela seja armazenada.

A segunda opção é congelar a fruta já fatiada. Em geral, esse é o processo preferido por quem costuma congelar e descongelar bananas. Isso porque a banana já fica na forma como será utilizada para batidas e bolos, por exemplo, podendo ser batida na hora (no caso de smoothies), adicionando a refrescância à receita.

Para isso, simplesmente descasque a banana e corte em fatias não muito finas – ao menos um dedo e meio de grossura. Em seguida, borrife um pouco de suco de limão para evitar escurecimento e oxidação. Colo que as fatias em uma forma ou prato próprio no congelador. Quando estiverem totalmente congeladas, transfira os pedaços para um saco plástico, onde ficarão armazenadas.

Descongelando as bananas

Para descongelar, não há mistério. Se você pretende usar a fruta em batidas, pode colocar diretamente no liquidificador. Isso poupará, por exemplo, que você adicione gelo à receita, tendo um resultado mais cremoso.

Se precisar das bananas descongeladas, basta retirar do congelador e esperar. Recomenda-se descongelar a fruta em um prato com bordas. Isso porque as frutas congeladas soltam um pouco de água que faz parte da própria fruta. Se você estiver fazendo uma receita (como um bolo de banana), por exemplo, é provável que precise deste líquido para que o resultado não seja seco. Por isso, dê preferência para algum recipiente que consiga reter a água da fruta.

Deixe seu comentário