Receitas com Banana

Purê de banana: receita fácil

Purê de banana

O purê de banana é um prato bastante curioso na gastronomia. Muito comum em vários países, ele faz parte do cardápio normal de diversas partes do Brasil, mas é completamente desconhecido em vários outros locais. Para muitas pessoas, a própria ideia de um purê de banana pode parecer improvável, enquanto para outras, é parte de refeições locais  típicas.

A verdade é que o purê de banana é uma receita deliciosa e fácil de ser feita. Além disso, é muito barata, e serve como um acompanhamento ideal para pratos bem tropicais, especialmente aqueles que incluem peixes e frutos do mar. Com peixes fritos ou com molhos de sabor destacado, ela combina muito bem ao oferecer um complemento suave.

A vantagem é  que o prato fica pronto em apenas dez minutos, e não exige nenhum tipo de habilidade extraordinária na cozinha para que fique pronto. Saiba como fazer o purê de banana, e de que forma você pode aproveitar essa opção deliciosa:

Ingredientes

Os ingredientes do purê de banana são os mais simples possíveis:

  • 3 bananas da terra. Elas devem estar bem maduras, pois a banana da terra verde não é ideal para fazer a receita;
  • ½ copo de água em temperatura ambiente;
  • Creme de leite em quantidade suficiente para formar o purê;
  • Sal a gosto;

Uma boa adição é um pouco de gengibre, que dá um toque ainda mais refrescante à receita, além temperar excepcionalmente bem a banana da terra. Em geral, essa quantidade de ingredientes é suficiente para render até cinco porções.

Como fazer?

Para fazer o purê de banana, comece cortando as bananas em fatias ou rodelas médias, com cerca de dois dedos de grossura. Coloque os pedaços de banana em uma panela já quente. Ao poucos, à medida que a banana for amolecendo, adicione a água. Isso deve acelerar o processo para que a fruta derreta da maneira mais uniforme possível.

Se você utilizar o gengibre na receita, o que é bastante recomendado, é neste momento que ele deve ser adicionado. Corte em pedaços bem pequenos ou rale um pouco, o suficiente para que possa ser percebido, mas que não tome conta do sabor do prato.

Adicione o sal a gosto e, com o fogo baixo, coloque creme de leite aos poucos, o suficiente para que a receita adquira a consistência de purê. Não exagere no creme de leite, pois sua função é apenas texturizar, neste caso.

Possibilidade de congelar

Algumas pessoas utilizam essa receita para aproveitar a banana da terra quando ela já está bem madura, quase passando do ponto, mesmo que não pretendam comer imediatamente. A vantagem, neste caso, é que é possível congelar o prato em um pote bem fechado.

Se você quiser fazer isso, certifique-se de esperar o purê esfriar antes de levar ao congelador. Isso diminuirá o condensamento da receita, evitando gotas de água congeladas no pote. Para descongelar, o ideal é deixar a receita congelada durante a noite na geladeira, e aquecer no dia seguinte, na hora de comer.

Deixe seu comentário