Curiosidades

Biomassa de banana verde: confira os benefícios e como fazer

A banana é a fruta mais consumida no Brasil e no mundo inteiro. Rica em nutrientes essenciais à saúde humana, como fibras, proteínas, vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C, cálcio, potássio, magnésio, ferro e ácido fólico, entre outros, este poderoso alimento é capaz de prevenir e tratar diversos males que possam acometer o nosso corpo e mente.

Dentre os principais estão a sua capacidade de fornecer mais energia ao organismo, aumentar a sensação de saciedade no estômago e ajudar na perda de peso, o que faz com que a fruta seja consumida em larga escala, seja in natura, como ingrediente principal de receitas ou produtos, como é o caso da biomassa de banana verde, que você vai conhecer no artigo de hoje.

A biomassa de banana verde tem ganhado fama por ser um alimento de baixíssimo índice glicêmico e rico em nutrientes, como vitaminas, minerais e flavonoides. No entanto, para além desses nutrientes, o principal ingrediente presente em sua composição é um composto chamado de amido resistente, que nada mais é que uma fibra altamente eficaz para melhorar a saúde intestinal, aumentar a sensação de saciedade e ajudar a emagrecer como nunca.

Quer saber mais sobre os benefícios e como fazer a biomassa de banana verde? Então, continue lendo esse post até o final que eu te conto tudo.

O que é e para que serve a biomassa de banana verde?

A biomassa de banana verde nada mais é do que uma polpa feita da banana verde. Muita gente não sabe, mas a banana verde é rica em um tipo de fibra chamada de amido resistente, que está presente entre as propriedades da fruta apenas antes do processo de amadurecimento.

Este nutriente é rico em probióticos e prebióticos e, como não é digerido pelo aparelho digestivo, tem a função principal de servir como alimento para as bactérias benéficas do intestino, melhorando o funcionamento da microbiota intestinal.

Em termos gerais e mais simples, a biomassa de banana verde pode ajudar na saúde do intestino, melhorar o trânsito intestinal, prevenir o câncer de intestino, prevenir a diabetes tipo 2, controlar o colesterol ruim e, é claro, evitar o acúmulo de gordura abdominal, motivo pelo qual ela é mais procurada, dentre outros benefícios que você vai conhecer no decorrer desse artigo.

Além de conter o amido resistente como o seu principal ativo, este poderoso alimento ainda contém vitamina A, um nutriente importantíssimo para a saúde da pele, dos olhos e essencial para o crescimento; vitaminas B1, B2 e B3, que atuam diretamente no metabolismo da glicose, dos aminoácidos e ácidos graxos, promovendo uma melhor utilização dessas substâncias pelo organismo.

Ainda, a biomassa de banana verde possui entre os seus nutrientes principais vários minerais, como o manganês, o potássio e o fósforo, que também são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo.

Por estes motivos e por não ter passado pelo processo de maturação, o que faz com que a biomassa não possua sabor e nem odor, ela é bastante utilizada como espessante em diferentes receitas, sem alterar o seu gosto ou cheiro.

Benefícios

Agora que você já sabe o que é a biomassa de banana verde e para que ela serve, chegou a hora de conhecer alguns de seus principais benefícios. Veja a seguir:

Ajuda no emagrecimento

Como você leu anteriormente, a biomassa de banana verde é rica em fibras, que são essenciais para o processo de perda de peso. Isso porque esses nutrientes ajudam a evitar o pico de glicose no sangue, facilitando para que ela seja liberada aos poucos, estado ideal para prolongar a sensação de saciedade no estômago e, portanto, favorecer o emagrecimento.

Além disso, por melhorar o trânsito intestinal, automaticamente o alimento ajuda a eliminar possíveis constipações e gases que causem inchaços na barriga.

Previne a diabetes tipo 2

Ainda por evitar picos de glicose no sangue, cuidando para que ela seja liberada aos poucos no organismo, a biomassa de banana verde também ajuda para que não ocorra picos de insulina, que são perigosos para o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Melhora a imunidade

Como você já sabe, o amido resistente, principal  ativo da biomassa verde, é essencial para a saúde intestinal. Portanto, quando a microbiota intestinal está funcionando bem, há uma melhor produção de uma substância chamada citocina anti-inflamatória, essencial para o fortalecimento do sistema imunológico. Ela é capaz de fazer com que os anticorpos presentes no organismo trabalhem melhor e protegem o corpo.

Melhora a saúde intestinal

Ainda por conta do amido resistente presente na biomassa, esse poderoso alimento pode ajudar na formação saudável do bolo fecal, proporcionando uma melhora eficiente do trânsito intestinal.

Diminui o colesterol ruim

Quando a microbiota intestinal está saudável, uma substância chamada butirato é produzida. Esta, por sua vez, tem a função principal de reduzir de forma significativa a produção de colesterol ruim, o LDL, no fígado. Enquanto isso, o amido resistente diminui o colesterol que nós ingerimos através dos alimentos.

Aumenta a saciedade

Por ser rica em fibras, a biomassa de banana verde também ajuda a prolongar a sensação de saciedade no estômago, fazendo com que nós comamos menos e, portanto, se perca peso com mais facilidade.

Como fazer banana de biomassa verde? Confira passo a passo

Depois de conhecer quais são os principais benefícios da biomassa de banana verde, você vai aprender como preparar esse poderoso alimento em casa, sem gastar muito tempo ou dinheiro. Vamos lá?

Passo 1: Você vai precisar de algumas bananas verde, retiradas diretamente do cacho. Na hora de tirar, cuide para que as frutas sejam removidas com bastante cuidado, preservando os seus talos.

Passo 2: Em seguida, lave bem as bananas com água e sabão. Reserve.

Passo 3: Agora, leve ao fogo uma panela de pressão com água até a metade até levantar fervura.

Passo 4: Quando a água começar a ferver, coloque as bananas dentro. Tampe a panela e aumente o fogo para pegar pressão.

Passo 5: Assim que a panela começar a chiar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Depois desse tempo, desligue o fogo e aguarde até que a pressão saia sozinha.

Passo 6: Feito isso, abra panela e retire as bananas com a ajuda de um pegador.

Passo 7: Retire as polpas das bananas e coloque um processador ou liquidificador. Deixe-as bater ainda quentes com um pouco de água até virar uma pasta.

Passo 8: Está pronta a sua biomassa. Agora, guarde o conteúdo do liquidificador em porções pequenas em vasilhas ou potes.

Como consumir?

Como falamos no decorrer desse artigo, a biomassa de banana verde pode ser consumida como espessante em diferentes receitas, já que ela não possui odor ou sabor e não deve alterar o gosto ou cheiro dos alimentos. O seu papel será apenas o de dar mais consistência às receitas.

Neste caso, a dica é substituir o creme de leite, a maionese, o óleo ou qualquer outro ingrediente que você costuma usar para dar consistência aos pratos que prepara na cozinha. Além disso, você também pode utilizá-la para fazer sucos, cremes ou vitaminas.

É importante que você saiba que a biomassa de banana verde pode ser guardada somente por sete dias na geladeira ou, se congelada, por até dois meses. Depois desse tempo, não é recomendado consumi-la.

Qual é a dosagem diária recomendada?

Apesar de fazer super bem para a saúde, a biomassa de banana verde deve ser consumida com cuidado e sem exageros. A recomendação dos especialistas é para que você consuma duas colheres de sopa de biomassa de banana verde por dia.

Contraindicações e efeitos colaterais

Como é um alimento 100% natural, não há registros de contraindições para o uso da biomassa de banana verde. No entanto, se você possui alergia a qualquer tipo de banana, o consumo está proibido.

Além disso, vale ressaltar que a biomassa, apesar de benéfica à saúde, nunca deve ser ingerida em excesso, apenas na dosagem que indicamos anteriormente. Muitas pessoas não sabem, mas o seu consumo exagerado pode causar flatulências, gases e reduzir a absorção de minerais pelo organismo, como o cálcio e o zinco.

Ainda, como o alimento ajuda no trânsito intestinal, é possível que você fique com o intestino muito solto, provocando diarreias.

Receitas com biomassa de banana verde

Agora que você já conheceu tudo sobre a biomassa de banana verde, chegou a hora de aprender algumas receitas para começar a inserir esse alimento no seu cardápio agora mesmo.

Brigadeiro de biomassa de banana verde

Ingredientes:

  • 5 gotas de essência de baunilha;
  • Biomassa de 2 bananas verdes;
  • 3 colheres (sopa) de cacau em pó;
  • 5 colheres (sopa) de açúcar mascavo;
  • 1 colher (chá) de manteiga.

Como fazer:

Coloque todos os ingredientes em um liquidificador até obter uma massa bem homogênea. Em seguida, faça bolinhas com a massa usando as mãos. Depois, passe as bolinhas do ganulado de chocolate. Se você estiver seguindo uma dieta, substitua o chocolate por cacau granulado ou amêndoas trituradas. Feito isso, leve as bolinhas para a geladeira até que elas fiquem bem firmes.

Mousse de prestígio com biomassa de banana verde

Ingredientes:

  • 1 xícara debiomassa de banana verde;
  • 2 colheres (sopa) deaçúcar demerara;
  • Chocolate amargoe coco ralados para decorar;
  • 3 colheres (sopa) decacau em pó;
  • 1 xícara de leite de coco.

Como fazer:

Coloque o cacau, o leite de coco, a biomassa e o açúcar demerara em um liquidificador e bata bem até obter um creme com textura espessa. Em seguida, leve o creme até a geladeira, deixando-o gelar por pelo menos duas horas.

Agora, decore com coco e chocolate ralados e pronto. Pode servir à vontade!

Deixe seu comentário