Curiosidades

Tipos de banana: conheça 5 variedades da fruta

Tipos de banana

A banana é classificada botanicamente como uma baga e é um produto de grandes plantas com flores do gênero Musa. Ela vem em cores, tamanhos e firmeza diferente, mas é reconhecida por sua forma curva e alongada, polpa rica em amido e casca. Mas, quais são os principais tipos de banana que existem?

Essas frutas crescem em cachos. Quando elas se penduram na planta, estão prontas para serem colhidas. Geralmente são sem sementes e provêm de duas espécies: a Musa Acuminata  e a Musa Balbisiana. Cerca de 100 bilhões de bananas são vendidas anualmente em todo o mundo.

Se você está interessado em conhecer mais sobre essa delícia rica em nutrientes, basta ler todo o artigo que segue abaixo. Confira!

Conhecendo um pouco sobre as bananas

Existem em torno de 1000 variedades, entre as espécies selvagens e as cultivadas. A fruta está espalhada por todo o mundo, tendo diversos tamanhos e sabores.

Alguns pesquisadores sugerem que as bananas sejam as frutas mais antigas do mundo. A origem provável é a Ásia, mais especificamente o Sudeste. Foi através dos romanos que a novidade exótica alcançou a Europa lá no século I a.C.

No nosso país, ela surgiu junto com os portugueses, embora existam relatos das espécies nativas pelas terras tupiniquins. A questão é que os muitos tipos de banana se adaptaram ao paladar, ao solo e ao clima brasileiro. Ainda bem, pois consumimos cerca de 27 kg da fruta anualmente, sendo que a média é de 11 kg.

Com tantas possibilidades, fica difícil dizer qual delas é a mais saudável. O valor nutritivo de cada uma das espécies varia, mas todas possuem características semelhantes.

Bastante energética, a banana possui pouca gordura. É excelente fonte de não só carboidratos, mas de vitaminas e minerais. O amido fornecido pela fruta dá uma energia mais prolongada, seja para atletas ou não. Isso é ótimo, pois os teores altos de potássio acabam evitando as cãibras. Sem contar que os muitos tipos de banana têm fibras solúveis, ou seja, substâncias importantes que diminuem os níveis de colesterol na corrente sanguínea. Dessa forma, o câncer intestinal também é prevenido.

Está aí o motivo para as bananas serem tão populares em todo o planeta. As produções anuais chegam a 70 milhões de toneladas. Isso se concentra nas regiões tropicais, sendo os três principais produtores:

  • Índia;
  • Equador;
  • Brasil.

Como escolher um dos tipos de banana e como armazenar?

A banana continua seu amadurecimento mesmo depois de ser comprada. Caso não vá consumi-la imediatamente, é sempre indicado que se compre verde. O armazenamento deve ser em temperatura ambiente para que seja bem conservada.

As bananas possuem 5 estágios para amadurecimento:

  • Amarela de mancha verde;
  • Verde;
  • Amarela;
  • Amarela de mancha marrom;
  • Castanha ou marrom.

Caso seja necessário amadurecer os tipos de banana mais rapidamente, coloque-os em um saco, mas tem que ser de papel. Deixe as frutas assim por alguns dias. Esse saco vai reter o gás etileno que é produzido pelas bananas, acelerando seu amadurecimento.

A banana que desenvolvem manchas acastanhadas são mais doces, entretanto, ficam maduras rápido demais. Dessa forma, deve ser consumida com antecedência ou refrigerada para que o amadurecimento seja retardado. É possível também congelar picada em um saco de plástico ou uma embalagem hermeticamente fechada.

Tipos de banana

Fatos sobre a banana

  • As bananas flutuam na água porque são menos densas em comparação;
  • As bananas são uma das frutas mais populares da dieta brasileira;
  • A banana cresce em plantas que são oficialmente consideradas uma erva;
  • A banana é realmente classificada como uma baga;
  • As bananas podem ser consideradas um estimulante do humor, pois contém o aminoácido triptofano e a vitamina B6 que ajuda o organismo a produzir serotonina;
  • As bananas que comemos hoje são diferentes das bananas a tempos atrás, uma vez que doenças foram eliminadas. Além disso, as espécies foram melhoradas com as tecnologias;
  • A banana pode ajudar a baixar a pressão sanguínea e proteger a saúde do coração devido ao alto teor de potássio e baixo teor de sal;
  • O interior de uma casca de banana pode ajudar a aliviar a coceira e a inflamação, como mordidas de insetos ou hera venenosa;
  • As bananas são ótimos lanches pré-treino porque são carregadas com potássio, que ajuda a manter a função nervosa e muscular durante os treinos;
  • Os seres humanos compartilham cerca de 50% do nosso DNA com as bananas.

Fato bônus sobre os tipos de banana

As bananas são um prebiótico ideal devido ao seu alto teor de fibras. Essas fibras estimulam os microorganismos no trato digestivo e são essenciais para alimentar probióticos. Estudos mostraram que comer bananas, em particular, pode aumentar a quantidade de boas bifidobactérias em seu intestino.

Os 5 tipos de banana mais conhecidos no Brasil

1. Banana nanica

Os tipos de banana mais conhecidos pelos brasileiros são cinco, e a banana nanica é um deles. Essa espécie de fruta também é bastante conhecida como banana d’água, sendo a mais popular em nosso país. Isso porque, a cada 100 g, são consumidas apenas 87 calorias.

Seu nome, nanica, vem da sua bananeira, de tamanho pequeno. Isso é ótimo para criar uma estabilidade ideal contra os ventos fortes. Ela é levemente laxante.

2. Banana da terra

Essa é a maior espécie que existe no nosso país, sendo que os frutos podem alcançar aproximadamente 26 cm de comprimento, bem como pesar cerca de 500 gramas. Em 100 g é possível encontrar 122 calorias. Esse é um dos tipos de banana com maior quantidade vista de vitamina A e também C. Uma das melhores formas de consumo é nos pratos cozidos ou fritos.

3. Banana prata

A vantagem dessa espécie é que ela é bem mais durável do que os outros tipos de banana que vemos no mercado. Ela pode ser consumida em até 4 dias após o amadurecimento. E outro benefício é que suas calorias não ultrapassam 89 em 100 g. Mas, além disso, possui ainda a polpa com pouco doce e mais consistente. Sua indicação de consumo é em forma frita ou bananada.

4. Banana maçã

Essa banana tem um pouco mais que 100 calorias em cada 100 g. Ela exala um cheiro que lembra a maçã, daí o nesse de um dos tipos de banana mais indicado para idosos e bebês. A sua polpa se mostra macia e branca e macia, sendo uma variedade de fácil digestão. Mas, uma de suas características mais marcantes é o intestino que fica preso.

5. Banana ouro

Seu tamanho é menor que 10 centímetros, assim, dos tipos de banana encontrados no Brasil, esse é o menor. Entretanto, é bastante calórica. Tem mais ou menos 158 Kcal a cada 100 g. É encontrada do Espírito Santo até Santa Catarina, pois sua polpa é perfumada e docinha.

Gostou de conhecer os tipos de banana que temos no Brasil? Escolha a sua preferida e leve uma penca para casa!

Deixe seu comentário