Receitas com Banana

Farinha de banana verde: como fazer?

Farinha de banana verde

Graças à quantidade de amido que está presente na composição da banana verdade, é possível que ela atue no corpo humano como uma das mais potentes e saudáveis fibras alimentares. Isso torna a banana-verde uma das principais vitaminas para o corpo, além de suprir grande parte necessidade de Vitamina C que é indicado consumir por dia. Além disso, é da banana verde que surge a tão procurada farinha de banana verde. Continue o artigo para maiores informações!

Farinha de banana verde

Com gosto neutro, a farinha de banana-verde é muito utilizada para substituir de forma parcial a farinha de trigo. Feita com a fruta que ainda não amadureceu, como o próprio nome sugere, é uma farinha que possui uma quantidade muito inferior de calorias e carboidratos.

Isso significa que o uso correto da farinha de banana verde ajuda na perda de peso e permite a incluir diversos outros alimentos que possuem gorduras boas para o corpo. Além disso, mais do que  banana madura, a banana-verde em farinha tem um nível muito maior de fibras.

Infelizmente, não existe uma tabela que diga com exata precisão o teor dos nutrientes que compõem a farinha. De qualquer forma, é indicado consumir até 25 gramas por dia, ou seja, duas colheres de sopa da farinha de banana-verde.

Benefícios da farinha de banana-verde

É impossível falar da farinha de banana verde sem mencionar todos os benefícios que ela pode trazer para os consumidores e adeptos. Como possui em grande concentração os principais nutrientes, essa farinha auxilia em pontos como:

  • Emagrecimento saudável;
  • Diminuição da insulina;
  • Intestino regular;
  • Alta imunidade;
  • Diminuição do colesterol.

Como dito anteriormente, a farinha de banana verde possui o amido que provém diretamente da fruta. O amido, por ser resistente, não é digerido no estômago. Assim, ele fermenta no cólon e isso aumenta para o aumento de bactérias saudáveis para o intestino.

Além disso, quando os órgãos não estão em perfeito funcionamento, o corpo fica desprotegido e com baixa imunidade. Assim, muitos estudos mostram que a farinha de banana verde promove um melhor funcionamento do corpo, aumentando a imunidade e colaborando para o aumento da Vitamina C.

Outro grande fator que faz com que o consumo da farinha de banana verde seja tão interessante, é que a mesma eleva a produção de ácidos graxos de cadeira curta. Ou seja, esses ácidos são os responsáveis pela redução do colesterol.

Assim, é completamente possível ter uma saúde forte, já que as chances de infarto, prisão de ventre, obesidade, AVC e demais doenças acabam sendo evitados com sucesso. Logo, o consumo do alimento é recomendado para todas as faixas de idade, e assim como qualquer produto, deve ser consumido com cautela.

Farinha de banana verde

Onde encontrar

A farinha de banana verde é mais facilmente encontrada em lojas de produtos naturais ou supermercados. Porém, caso a intenção seja comprar a farinha, é importante levar em consideração o ambiente em que ela está sendo comprada e também analisar as marcas.

Além disso, é importante frisar que comprar essa farinha pode trazer alguns riscos para pessoas intolerantes ao glúten, diabéticos, etc. Afinal, quando comprada a granel ou em supermercados, a farinha pode estar contamina pela embalagem, mistura de conchas no caso das lojas, etc.

Por isso, muitas pessoas têm procurado a alternativa de fazer a própria farinha. Assim, é mais provável saber a procedência, a forma como foi feita e a forma de armazenamento da mesma. Além disso, é muito mais garantido que ela não seja contaminada por outro tipo de substância.

Como fazer a farinha de banana verde

Como dito anteriormente, as farinhas prontas podem estar contaminadas com alguns ingredientes que talvez não serão benéficos para o consumidor. Também é importante levar em consideração que pode haver corantes e conservantes nas farinhas que são compradas em estabelecimentos.

Assim, para fazer a farinha na segurança do lar, é normalmente indicada a Banana Prata, porém, outros tipos podem ser usados. Além disso, o seu preparo é rápido e fácil, basta primeiro escaldar as bananas ainda com casca em água fervente por, mais ou menos, 2 a 3 minutos.

Depois de ter feito isso, é preciso descascá-la e cortar em tiras. Essas tiras devem ser colocadas em uma forma antiaderente, uma do lado da outra ou da forma em que ficarem melhor organizadas. Após isso, basta levá-las ao forno e deixar torrar.

O ponto de torragem exato para a banana, é aquele em que ela estará endurecida, quebradiça e esfarinhando, mas sem nenhum indício de estar queimada. Agora basta bater no liquidificador e passar em uma peneira fina, a fim de deixá-la com um aspecto de farinha pura.

Para armazenar a farinha, basta colocar em um local seco e arejado, de forma que não pegue tanto sol. A farinha deve ficar nesse local por uma semana e só depois poderá ser consumida.

Farinha de banana verde x biomassa

A diferença entre essa farinha e a biomassa, está na concentração de fibras que cada uma delas possui. A Biomassa e a farinha de banana verde podem ser consideradas basicamente a mesma coisa.

A diferença é que, durante o processo de produção, as fibras podem se perder durante o processo de cozimento. Nesse momento, gera-se a Biomassa. Logo, a forma como esse tipo de farinha é feita possibilita maior preservação da fibra.

Logo, para pessoas que possuem intestino preso, o alimento se torna a melhor opção por conta a quantidade de fibras que possui. Mas é importante estar atento para sempre aliar a fibra com um consumo saudável e equilibrado de água.

Considerações finais

A farinha de banana verde, principalmente a farinha em sua versão caseira, é um alimento que pode ser consumido por pessoas de qualquer idade. Afinal, ela visa melhorar consideravelmente a saúde e pode substituir a farinha de trigo em receitas que sejam preferencialmente um pouco mais doces.

Assim, a farinha de banana verde se torna a principal e melhor opção para as pessoas que estão em uma ingestão controlada de alimentos, pessoas com Diabetes ou simplesmente para aqueles que buscam manter o peso estável e uma qualidade de vida satisfatória.

Deixe seu comentário