Receitas com Banana

Banana split é uma sobremesa originária dos EUA

Banana split

Para acompanhar sempre as melhores refeições, uma sobremesa é mais que um simples acompanhamento. Neste caso, vamos indicar você investir na clássica, centenária e irresistível banana split. Aliás, ao falar nessa sobremesa, fica fácil lembrar de uma centena de cenas de estadunidenses, rodados em sorveterias da década de 1950.

Aliás, a banana split pode ter sido criada bem antes, ainda nos Estados Unidos do início do século XX. Para isso, a ideia era a de cortar a fruta ao meio e adicionar três bolas de sorvete. Por aqui no Brasil, essa fruta é muito popular, perdendo a primeira colocação para a laranja.

Afinal, além do sabor único, a banana traz inúmeros benefícios à nossa saúde, pois é rica em vitaminas, minerais, potássio e fibras. Enfim, além do prazer do saborear uma banana split, saiba que a fruta pode até diminuir casos de estresse e ansiedade e ajudar na memória. Isso porque ninguém consegue esquecer uma tentação dessas.

Origem do termo banana split

Conforme já citamos, essa sobremesa nada mais é do que um sorvete que combina a fruta partida ao meio, três bolas de sorvete e ainda pode ser coberto por irresistível calda doce. Em todo caso, saiba que a palavra inglesa split significa dividido ou partido.

Isso porque, no ano de 1904, o farmacêutico David Stricker deu origem a esse néctar. À época, além de vender de remédios, até mesmo farmácias costumavam ser pontos de lazer e recreação. Para isso, elas tinham balcões e mesas para servir lanches, refrigerantes e sorvetes diversos.

Assim, os próprios farmacêuticos chegavam a preparar e servir bebidas para seus clientes, criando uma certa concorrência. Como resultado, cada proprietário tentava chamar a atenção da clientela inventando novos produtos atrativos para superar a concorrência. Prova disso é o surgimento de uma série de drinques e produtos conhecidos até hoje, como o sundae, a Coca-Cola e até o milkshake.

Vale lembrar que, originalmente, ela era servida com sorvetes de sabores distintos, como o trio chocolate, morango e baunilha. Sem falar na adição de chantilly e na cobertura de frutas tropicais. Apenas com o passar dos anos a cereja no topo chegou, para coroar essa delícia da cultura pop.

O que é a banana split?

Um ícone do nosso imaginário e que remete a lanchonetes e lojas de fast-food dos Estados Unidos, a sobremesa é um dos mais clássicos sorvetes do mundo. Embora existam variações diversas nos dias de hoje, além da banana cortada pela metade você ainda pode encontrar a combinação mais clássica, onde as três bolas apresentam os seguintes sabores:

  • Morango;
  • Chocolate;
  • Baunilha.

Além do mais, tradicionalmente feita para cobrir essa tentação, costumam adicionar uma calda que pode ser de morango, abacaxi ou chocolate. Se preferir, você pode criar receitas e adicionar nozes, amendoins o chantilly e a cereja.

Embora a concorrência com o também sensacional sundae não tenha data exata para uma comprovação, a banana split fazia muito sucesso por entrar nos cardápios locais, e não sair mais. Aliás, ela chegava a custar o dobro de um sundae. Enfim, o tempo passou e sua receita foi sendo aperfeiçoada até os dias atuais, embora a receita original date do ano de 1907.

Receitas clássicas de banana split

Apesar de essa sobremesa ser mais amadas nos dias mais quentes, dependendo dos ingredientes e das frutas, caldas e demais extras, o que importa é a explosão refrescância e sabor que ela proporciona. De qualquer forma, confira a seguir algumas receitas de banana split para você preparar em casa.

Banana split

Banana split com Nutella

Unindo o saboroso ao delicioso, esta receita de banana split é sucesso na certa. Até porque o que já é excelente pode ficar ainda mais irresistível. Neste caso, basta você incrementar a base de bananas com uma camada recheada com o toque nobre da Nutella.

Depois, adicione sorvetes, como os de creme, chocolate e morango. Para fechar, aposte numa cobertura de chantilly, nozes, caramelo, uma calda de chocolate e até um bombom cortado em lascas.

Banana split fit

Se a moda é ter saúde, aposte numa banana split “mais leve”, por assim dizer. Até porque essa receita pode chegar a ter setecentas calorias a menos que as tradicionais. Em outras palavras, é uma alternativa saudável na hora de fechar refeições com uma sobremesa.

Ademais, além da banana, algumas versões podem conter ingredientes como chia, iogurte grego, canela, aveia, mel, hortelã e até sementes de linhaça. Tudo depende da sua dieta e que peso você quer dar à sua receita de sorvete com banana.

Banana split com canela

Apesar de indicarmos somente o uso de um sabor de sorvete, nessa receita o toque de canela ajuda a provar que basta imaginação para criar receita ao seu gosto. No entanto, aposte também na adição de camadas da fruta em meio a uma calda elaborada como sorvetes light, castanha e cerejas.

Receita de banana split vegana

Ainda falando sobre saúde e sobremesas light, nesta versão de banana split não há o emprego de nenhum produto de origem animal. Assim, além de mais saudável, essa receita precisa conter apenas a banana e sabores extras que você pode colocar, como a adição de demais frutas. Se preferir, finalize sua banana split vegana com nozes, castanhas e a cereja.

A banana split combinada com marshmallow

Para dar aquele toque de cinema, para esta receita a calda pode combinar com cada sabor de sorvete que você escolher. Assim, imagine uma calda de chocolate com baunilha, uma calda de chocolate com morango e até uma calda de caramelo com creme. Para completar, adicione marshmallow derretido, chantilly, nozes e uma cereja.

Criando uma banana com a receita clássica

Para fechar nosso artigo sobre a banana Split, vamos falar sobre a versão tradicional dessa sobremesa. Para criar essa delícia em casa, basta cortar a banana ao meio e adicionar três bolas de sorvete em sabores tradicionais: morango, creme e chocolate.

Se preferir, você pode comprar os potes de sorvete que costumam ser chamados de “tipo napolitano”. Enfim, para finalizar sua banana split clássica, capriche na cobertura adicionando muito chantilly e aquela cereja no topo. Vale até mesmo tomar uma Coca-Cola para dar o ar nostálgico que esse sorvete oferece.

Deixe seu comentário