Receitas com Banana

Moqueca de banana-da-terra: veja como fazer

Moqueca de banana-da-terra

Para falarmos da moqueca de banana-da-terra é preciso falar sobre a moqueca original, a de peixe, pois a versão com banana veio bem depois da introdução da moqueca na culinária brasileira, é uma variação sem dúvida saborosa, mas inspirada na de peixe.

Neste post, além da origem, certamente forneceremos uma receita bem prática e saborosa de moqueca de banana-da-terra.

Então se você ficou curioso (a) para experimentar esse prato, provou no restaurante e adoraria ter a receita para fazer em casa confira este post até o final.

Saiba mais sobre a moqueca de banana-da-terra a seguir.

Origem da moqueca

A “moqueca” vem do tupi quimbundo “Mu’keka” e do tupi “pokeka” que respectivamente significa “caldeirada de peixe” e “fazer embrulho”.

Os nomes são certeiros, de fato é um prato preparado em recipientes fundos que remetem a caldeirões, pois conta com molho bem encorpado. O peixe acaba servindo de embrulho para temperos e frutas.

Para ficar claro, moqueca é um cozido, tradicionalmente de peixe, muito comum na culinária angolana e brasileira. No Brasil é um prato tradicionalíssimo no Ceará, Pernambuco, Espírito-Santo, Pará e Bahia.

Esse prato chegou no Brasil via portugueses colonizadores que adoravam uma peixada. Os escravos nativos do Brasil usaram seus conhecimentos da cozinha africana para acrescentar ingredientes nessa peixada e dá forma a moqueca na qual conhecemos hoje.

No entanto, é importante ter em vista que as tribos indígenas também usavam com frequência peixe e farinha de mandioca em seus pratos, aliás, o peixe consistia como alimento fundamental da dieta de muitas tribos indígenas.

Portanto, é um tanto incerto o quanto a peixada portuguesa foi fundamental par a criação e inspiração do prato pelos africanos.

O mais provável que ambas as culturas tenha contribuído ao seu modo para dar origem a esse tradicional prato da cozinha tanto africana, como brasileira.

A moqueca de banana-da-terra

Com o passar dos anos e popularização da moqueca tradicional Brasil afora, foram surgindo variações do prato que também ganharam o gosto do público.

Temos moqueca baiana, capixaba, angolana, cada uma incluindo ingredientes diferentes ou os substituindo por outros.

Nessa lista de variações populares certamente está à moqueca de banana-da-terra.

Essa receita faz uma substituição simples, porém, a primeira vista, inusitada. Substituir o peixe tradicional por banana-da-terra.

A mistura equilibrada de doce com salgado costuma surpreender e certamente surpreendeu o paladar dos seus primeiros provadores que jamais sonharam ter como refeição prato tão exótico.

Ocorre que o prato teria surgido no improviso. Contamos mais detalhes sobre essa história a seguir.

A origem da moqueca de banana-da-terra

Há pelo menos duas versões sobre a autoria da moqueca de banana-da-terra.

Uma delas credita a chefe de cozinha e empresária Idalina Vieira Matos que, em seu restaurante, Gaeta, há cinquenta anos serve a tradicional moqueca capixaba, mas em uma ocasião, há mais de 30 anos, precisou atender um grupo de empresários indianos.

Nenhum problema em atender estrangeiros, mas ocorre que a cultura indiana não permite que se consuma nada que tenha origem animal.

Um problema quando o prato principal é uma moqueca de peixe. Para contornar a situação, Matos improvisou uma moqueca usando as bananas que tinha em sua cozinha.

Para a sua felicidade e para a gastronomia brasileira, o prato foi muito bem-sucedido, os empresários adotaram e os restaurantes do Espírito Santo, pouco a pouco, começaram adotar a moqueca de banana-da-terra como um prato típico capixaba.

Contudo, essa é uma versão.

A outra versão sobre a criação da moqueca de banana-da-terra aponta o chef de cozinha, Renato Vaiano, como o autor desse prato.

Segundo o chef, ele criou esse prato depois que descobriu que seu filho é intolerante a alimentos proteicos, o que o fez pesquisar e testar opções de pratos para o seu filho.

Independente da origem, o fato é que a moqueca de banana-da-terra se tornou um símbolo da culinária do Espírito Santo e uma opção para quem sofre do problema de intolerância a alimentos de origem animal e para quem não consome esse tipo de alimento por razões ideológicas, o caso de vegetarianos e veganos.

Moqueca de banana-da-terra

Receita de moqueca de banana-da-terra

Claro que falando que basta apenas substituir o peixe pela banana parece simples, e é mesmo, principalmente para quem está acostumado fazer moqueca, mas mesmo assim precisa saber do momento certo para inserir as bananas e de que forma colocá-las na receita.

E a melhor forma para acertar é seguir um passo a passo, sem dúvida, imperativo para quem não está acostumado a preparar o prato.

Por isso, veja logo mais a receita que preparamos de moqueca de banana-da-terra para adicionar mais esse delicioso prato na lista de suas habilidades culinárias.

Ingredientes

Sem dúvida para fazer acontecer precisará reunir os seguintes ingredientes:

  • Três (03) colheres de sopa de azeite de oliva;
  • Duas (02) moqueca de banana-da-terra maduras;
  • Dois (02) dentes de alho batidos;
  • Suco de dois (02) limões;
  • Uma (01) cebola em rodelas;
  • Dois (02) tomates picados;
  • Uma (01) pitada de sal;
  • Duas (02) colheres de sopa de azeite de dendê;
  • Coentro, cebolinha e salsinha (a gosto);
  • Uma (01) xícara de chá de leite de coco;
  • Uma (01) pimenta de dedo-de-moça;
  • Um quarto (1/4) de xícara de chá de pimentão em rodelas.

Modo de preparo

Esquente a panela no fogo e corte as bananas em tiras compridas depois de cortá-las ao meio.

Tempere a banana com o suco de limão, alho e sal.

No azeite de oliva, refoque a cebola, o tomate picado e pimentão com uma pitada de sal.

Enfileire na panela a banana-da-terra ao adicioná-la.

Depois acrescente a cebola, coentro, leite de coco e o tomate em rodelas.

Com todos esses ingredientes na panela, deixe-os fervendo por pelo menos dez minutos, com a panela fechada.

Decorrido esse tempo, dê o toque final adicionando o azeite de dendê.

Pronto! Sua moqueca de banana-da-terra está no ponto para que possa experimentar ou servir para os seus convidados ou para os seus clientes.

Gostou deste conteúdo sobre moqueca de banana-da-terra? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós e fazem toda a diferença. Leia mais postagens como esta conferindo o conteúdo do nosso blog.

Deixe seu comentário