Receitas com Banana

Nhoque de banana-da-terra: como fazer?

Nhoque de banana-da-terra

Uma massa italiana clássica preparada com a base de um ingrediente tropical. Essa mistura parece inusitada, mas o nhoque de banana-da-terra certamente agradará a quem experimentar.

O prato proporciona uma refeição saudável, não importando como você o sirva: assado ​​com queijo, bem como salteado com legumes ou regado com molho bolonhesa. A escolha fica ao critério da composição do menu.

Seja em um almoço ou jantar, oferecer essa delícia vai certamente fazer sucesso. Por conta disso, preparamos um artigo com duas receitinhas de dar água na boca. Confira!

Uma breve história sobre o nhoque

Em qualquer dia da semana, um belo nhoque tem o seu lugar. Em restaurantes nos quatro cantos do mundo pode-se ver pedidos e mais pedidos desse prato. Não só de de batata, nhoque de banana-da-terra, mas essa delícia pode ser preparada com outros ingredientes. O que importa é o sabor adicional dos acompanhamentos.

O nhoque é originário do norte da Itália, onde o clima mais frio era melhor para o cultivo de batatas. Mas isso não quer dizer que os grãos não eram usados. De fato, muito da culinária italiana mais saudável vem do norte italiano, tal como risoto e polenta.

A palavra “nhoque” tem uma origem desconhecida, mas especula-se que ela provenha da palavra italiana nocca, que significa junta. Essencialmente, o nhoque é uma forma de bolinhos e, é claro, não é exclusivo da Europa.

Mas sua textura leve e arejada e o sabor pleno da massa o torna único, com uma longa história na culinária europeia clássica. Mesmo regiões diferentes da Itália têm suas respectivas versões. Antes das batatas, o nhoque existia, mas com ingredientes diferentes, como abóbora e farinha de rosca. Os nhoques eram a comida perfeita para os camponeses, tanto pelo recheio quanto pelo baixo custo.

A maneira mais comum de preparar é combinar purê de batatas com farinha, formando bolas de massa com tamanho médio de 3 cm. No entanto, existem variações modernas que incluem espinafre, assim como abóbora, gorgonzola e muito mais.

Um pouco sobre a banana-da-terra

A banana-da-terra também é conhecida pelos nomes de:

  • Pacova;
  • Banana comprida;
  • Chifre de boi.

Esta é um dos vários tipos de fruta com origem africana, bastante apreciada e consumida em todas as regiões no Brasil. Sua ingestão se dá especialmente no Norte, Centro-Oeste e Nordeste, onde se utiliza nas receitas típicas das regiões, em forma:

  • Frita;
  • De pirão;
  • Assada.

A banana-da-terra é diferente dos outros tipos, uma vez que seu  peso e tamanho são maiores que outras. Algumas alcançam mais ou menos 26 centímetros e pesam 500 gramas. Entre as outras diferenças está a das suas sementes, que são mais duras.

Esse tipo de banana é consumida in natura ou crua. Entretanto, por conta da consistência firme, “apertando” na boca, comumente, é comida cozida. Além do mais, tendo essas características, tem a utilização garantida em receitas salgadas (tal como no nhoque de banana-da-terra).

Mas não pense que seu consumo está restrito apenas ao Brasil. Outras partes de todo o mundo também apreciam a fruta:

  • América Central;
  • América do Sul (em especial, Venezuela);
  • África.

Nhoque de banana-da-terra

Receitas deliciosas de nhoque de banana-da-terra

Nhoque com massa de banana e manteiga de sálvia

Ingredientes para o nhoque

  • 450 gramas de banana-da-terra;
  • 80 gramas de queijo parmesão ralado;
  • 1 xícara de chá de farinha de linhaça dourada;
  • 20 ml de azeite;
  • Sal e pimenta à gosto.

Ingredientes para a manteiga de sálvia

  • 5 gramas de sálvia;
  • 20 gramas de manteiga sem sal.

Ingredientes para o crocante

  • 100 ml de óleo de milho;
  • 5 gramas de folhas de sálvia.

Modo de preparo da manteiga de sálvia

Após derreter a manteiga em fogo baixo, acrescente a sálvia, aromatizando-a.

Modo de preparo do crocante

Em fogo baixo, aqueça um pouco de óleo, fritando a sálvia rapidamente.

Modo de preparo do nhoque

Para fazer o nhoque de banana-da-terra, envolva as bananas em um pedaço de papel alumínio. Em seguida, coloque no forno pré-aquecido a 180° C. Após assadas, amasse as bananas e misture todos os outros ingredientes.

Vá modelando a massa com um rolo de macarrão, mas corte em pequenos pedaços de 3 a 5 cm. Doure o nhoque na manteiga, servindo com a manteiga, bem como com o crocante.

Nhoque de banana-da-terra com couve rústica e farofa de bacon

Nhoque de banana-da-terra, couve e bacon. Esse trio tem muito sabor, mas não briga entre si. Funcionando perfeitamente juntos, pode ter variações quanto à outros ingredientes, mas aqui, ressaltaremos o mix de sabores e texturas.

Ingredientes

  • 3 fatias finas de bacon;
  • 2 bananas da terra;
  • 8 folhas médias de couve;
  • ½ xícara de maisena;
  • ¼ xícara de água
  • ½ xícara de queijo ralado fino meia-cura;
  • 6 colheres de azeite;
  • Pimenta e sal a gosto.

Modo de preparo dos acompanhamentos

Mantenha o forno pré-aquecido em 180º C. Forre um pratinho com papel toalha, distribuindo as fatias do bacon por cima, sem encostar uma na outra. Cubra com um pouco mais de papel toalha. Leve ao microondas por mais ou menos 2 minutos na potência alta.

Retire para verificar se o bacon está bem douradinho. Lembre-se de retirar o papel toalha do prato para que o bacon não grude ao esfriar. Assim que estiver frio, pique bem fininho. Deixe reservado.

Lave bem, secando a couve em seguida. Retire os talos centrais das folhas. Rasgue, formando pedaços médios, aproximadamente do tamanho parecido com o do espinafre. Deixe reservado.

Modo de preparo do nhoque

Coloque a banana com casca e tudo em uma assadeira. Leve para o forno já pré-aquecido, assando por aproximadamente 15 minutos. A casca precisa ficar bem escura, bem como o seu interior, macio. Para verificar, espete com o garfo, vendo como está o ponto. Retire do forno, deixando reservado.

Quando esfriar, corte cada banana ao meio, retirando a polpa. Transfira o conteúdo para uma tigela média. Vá batendo com um mixer, até que seja formado um creme bem liso. Mas, se preferir, amasse com o garfo.

Para fazer o nhoque de banana-da-terra, em outra tigela, misture a água e amido de milho até que dissolva. Junte com o creme da banana, levando em fogo médio e cozinhando por mais ou menos 5 minutos. Não pare de mexer até ver o fundo.

Tempere ao seu gosto, acrescentando o queijo. Transfira essa massa para uma tigela, deixando esfriar ao ponto de conseguir manusear. Retire uma generosa porção com a mão, fazendo rolinhos com o diâmetro aproximado de 1 cm. Corte na diagonal, com o tamanho médio de 2 a 4 cm, formando o nhoque.

Aqueça o azeite em uma frigideira e doure o nhoque. Em outra frigideira, coloque um pouco mais de azeite, refogando a couve até chamuscar as bordas. Tempere com pimenta e sal. Misture com os nhoques, salpique com a farofa do bacon e sirva em seguida.

Gostou de conhecer algumas receitinhas fáceis e deliciosas de nhoque de banana-da-terra? Esse ingrediente tão peculiar, além de nutritivo, é bastante saboroso! Bom apetite!

Deixe seu comentário