Curiosidades Receitas com Banana

Banana prata: conheça os benefícios e receitas

A banana é a fruta favorita dos brasileiros, sendo consumida em uma quantidade de 27 Kg por ano, e faz muito bem à saúde. Dentre as mil espécies que existem espalhadas pelo mundo, cinco são mais populares e conhecidas por nós aqui no Brasil: a maçã, nanica, da terra, prata e ouro.

Apesar de todas serem benéficas ao organismo, o que muita gente não sabe é que cada um delas possui uma quantidade diferente de nutrientes, calorias, sabor, tamanho, formato e até tempo de duração.

Hoje, nós vamos falar um pouco dos benefícios da banana prata e aprender a preparar algumas receitas nutritivas e fáceis de fazer com esta delícia asiática natural. Vem comigo!

Benefícios da banana prata

Afinal, qual é a diferença entre a banana prata e os demais tipos da fruta? Esta é uma pergunta muito comum entre os amantes da fruta, que chegam a pensar que banana é banana e pronto, independente da variedade. No entanto, não é bem assim que funciona.

A banana ideal para ser consumida sempre será aquela que corresponde aos seus objetivos com o corpo. Se a ideia é obter mais energia e repor o potássio perdido no dia a dia, a banana da terra é a melhor opção. No caso de quem quer apenas repor este mineral, a nanica já basta.

Agora, quem está querendo emagrecer e manter uma alimentação menos calórica, sem sombra de dúvidas, a banana prata é a mais recomendada. Como assim? É simples! Essa espécie tem como principal vantagem possuir menos calorias que os demais tipos de banana.

Para cada 100 gramas de banana prata há 89 Kcal, enquanto as outras bananas possuem entre 98 Kcal e 115 calorias. Por isso, ela é mais indicada, junto à banana maçã, que contém a mesma quantidade de calorias, para compor uma dieta de emagrecimento.

Além disso, a banana prata tem em sua composição abundância de potássio, cerca de 358 mg, mineral importantíssimo para a saúde, uma vez que pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar a saúde mental e nervosa, regular o metabolismo, fortalecer os ossos e o sistema excretor, aliviar dores de cabeça, combater o estresse e a ansiedade, auxiliar na perda de peso e potencializar o ganho de massa muscular.

Ainda, esse tipo de banana é mais durável que os outros. Depois de comprá-la, é possível que ela dure por mais três ou quatro dias após o amadurecimento.

Como reconhecer uma banana prata?

Todas as bananas parecem iguais no supermercado, concorda? No entanto, é possível reconhecer cada uma delas avaliando o seu formato, cor, tamanho e até mesmo sabor, no caso de quem tem a oportunidade de degustar um pequeno pedaço antes de comprar.

Para você não errar mais, nós vamos te ensinar agora como reconhecer uma banana prata. Este tipo da fruta possui um formato reto, polpa bem amarelada e casca com cinco facetas (divisões). Se você puder provar antes de comprar, experimente um pequeno pedaço.

Geralmente, a banana prata é menos doce que a nanica e sua polpa, além de mais amarela, é mais consistente que as demais variedades. Por isso, ela é a mais usada para a fabricação de doces, como a bananada e a empanada.

Receitas

Agora que você já sabe quais são os benefícios e como reconhecer uma banana prata em meio à tantas outras variedades da fruta, confira abaixo algumas receitas saborosas e fáceis de fazer. Se você está seguindo uma dieta para emagrecer, algumas delas podem aproveitadas para ingerir menos calorias durante o dia!

1 – Farofa de banana prata

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • 3 bananas pratas;
  • 1/2 cebola ralada;
  • Farinha de mandioca torrada a gosto;
  • Sal a gosto;
  • Salsinha picada(s) a gosto.

Como fazer:

O primeiro passo para fazer a sua farofa é descascar as bananas e cortá-las em pequenos pedaços. Reserve. Enquanto isso, leve a cebola e a manteiga para o fogo e espere até esta última atingir a coloração dourada.

Em seguida, acrescente os pedaços de banana e vá mexendo sem parar com a ajuda de um garfo. Quando as bananas estiverem coradas, adicione o sal, a sala e, aos poucos, a farinha. Desligue o fogo. Está pronta a sua farofa de banana prata! Pode servir à vontade.

2 – Bolinho de banana prata

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 1 ovo;
  • 1 xícara (chá) de açúcar;
  • Leite à vontade;
  • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó;
  • 6 bananas pratas.

Como fazer:

Primeiro, descasque e amasse bem as bananas. Em seguida, misture-as com açúcar, fermento, farinha e fermento. Avalie a mistura: se perceber que a massa ficou um pouco dura, adicione um pouco de leite.

Depois, leve a massa, de colherada em colherada, para fritar em óleo pré-aquecido. Quando ela atingir a coloração dourada, desligue o fogo. Disponha as bolinhas em um recipiente para servir e jogue a canela e o açúcar por cima.

3 – Doce de banana prata

Ingredientes:

  • 1 kg de açúcar;
  • 20 bananas pratas;
  • 2 limões.

Como fazer:

Descasque as bananas e amasse-as, misturando o açúcar em seguida. Depois, disponha as frutas com açúcar em uma caçarola e leve ao fogo médio, mexendo sem parar com uma colher de pau até a mistura soltar da panela. Espere amornar e sirva à vontade!

4 – Bolo cremoso de banana prata

Ingredientes:

  • 1/3 de xícara (chá) de maisena
  • 3 xícaras (chá) de leite em ponto de fervura;
  • 1 xícara (chá) de açúcar;
  • 100 gramas de biscoito maria em farofa;
  • 3 ovos (gemas e claras separadas);
  • 3 bananas prata em rodelas.

Como fazer:       

Em uma panela, cozinhe a maisena, o açúcar e o leite e leve ao fogo médio até engrossar. Em seguida, bata as gemas e junte-as à mistura na panela, misturando bem. Deixe cozinhar por mais alguns minutos e desligue o fogo, esperando amornar.

Feito isso, pegue um refratário e comece a montar as camadas com farofa de biscoito, banana e molho. Reserve. Bata as claras em neve e vá juntando, aos poucos, o açúcar até formar um suspiro.

Despeje por cima das camadas no refratário e leve ao forno médio, pré-aquecido a 180 °C, deixando o bolo assar até dourar.

5 – Cocada de banana prata

Ingredientes:

  • 1 coco grande;
  • 1 kg de açúcar;
  • 1 copo de leite;
  • 6 bananas prata.

Como fazer:

Descasque e corte as bananas em rodelas medianas e coloque-as para bater no liquidificador com leite até virar um creme. Em seguida, disponha a mistura em uma panela e acrescente o açúcar e o coco ralado.

Leve ao fogo e vá mexendo sem parar até a mistura até desgrudar da panela. Feito isso, disponha a massa em uma forma grande ou superfície de mármore e espere amornar por cerca de 20 minutos. Depois de pronta, corte a cocada no tamanho e formato que preferir e sirva à vontade!

Deixe seu comentário