Curiosidades

Dia da banana é comemorado em 22 de setembro

Dia da banana

Além dessa fruta tropical ser a preferida dos brasileiros, a banana é cheia de nutrientes e é responsável por movimentar milhões de reais todos os anos. Mas, você sabia que no dia 22 de setembro é comemorado o Dia da Banana?

Confira os detalhes a seguir!

22 de setembro: o Dia da Banana

A banana é a segunda fruta mais consumida no planeta, e a mais popular no Brasil. Até o momento, há registros de que essa fruta seja cultivada em mais de cento e vinte e cinco países. Em alguns casos, o seu cultivo é principal fonte de emprego e renda. Por isso, não é atoa que essa fruta tropical tenha um dia para ser lembrada: 22 de setembro, o Dia Mundial da Banana.

Atualmente, o Brasil é o quarto maior produtor mundial de banana. Apenas no ano de 2018, o país foi responsável por 5,3% da produção mundial de banana, ou seja, 6,8 milhões de toneladas. De acordo com o levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maior parte do cultivo de banana está concentrada no estado de São Paulo (15,7%). Em seguida, temos o estado da Bahia (12,2%), Minas Gerais (11,3%) e Santa Catarina (10,5) liderando o ranking de produção de bananas.

Em 2019, a banana paulista alcançou o título de fruta mais valorosa da agricultura de São Paulo, ficando a 12ª posição no ranking de exportações paulistas de frutas frescas. Nesse mesmo ano, a cultivo de banana no estado respondeu por 19,3% do valor total da produção de frutas, cerca de R$ 1,6 bilhão. Contudo, o estado não produz a quantidade suficiente para suprir o consumo na região, já que quase metade das frutas comercializadas em São Paulo vem de outros lugares.

Além do grande impacto financeiro, a banana também é a fruta tropical preferida dos brasileiros. A última Pesquisa de Orçamento Familiar mostrou que o consumo médio da fruta por pessoa é de 6,5 Kg ao ano; um pouco mais de um quarto da fruta por dia. Contudo, pessoas de mais idade tendem a consumir banana em maior quantidade.

Tipos de bananas

Atualmente, existem mais de mil tipos de bananas, que são subdivididos em cinquenta grupos de variedades. Contudo, a população brasileira está familiarizada apenas cinco espécies de banana. Você sabe identificar cada uma delas?

  • Banana Prata: é a variedade mais consumida no Brasil. Elas são alongadas, curvadas e tem o biquinho mais destacado. Como a banana prata demora mais para amadurecer, ela é ideal para quem não quer ir muitas vezes ao mercado. Além disso, ela é excelente para consumir in natura ou ser utilizada em doces.
  • Banana Nanica: essa espécie é bem grande, podendo chegar até a trinta centímetros. Diferente da anterior, ela tem um biquinho mais unido ao restante da fruta. Por ser mais doce e suculenta, a banana nanica é perfeita para ser usada em doces, vitaminas e até como substituta do ovo em receitas veganas.
  • Banana da Terra: embora seja menos consumida do que as variedades anteriores, essa espécie tem bastante amido (até 25%) e é ótima para ser usado em receitas salgadas. Na verdade, como essa fruta é indigesta, o seu consumo in natura não é recomendado. Para identificar, essas bananas são grandes e tem coloração esverdeada.
  • Banana Maçã: ela é uma variedade pequena, tem casca mais fina, polpa macia e levemente rosada. Além disso, ela é uma das bananas mais doces. Por ter fácil digestão, essa espécie é excelente para ser consumida in natura por bebês e idosos.
  • Banana Ouro: é a menor banana consumida pelos brasileiros. Ela tem menos de dez centímetros de comprimento e tem sabor e perfumes bem doces.

O mais interessante das bananas é que elas podem ser consumidas de várias formas. Na verdade, até a casca da fruta pode ser aproveitada em algumas receitas. Leia o post “Casca de banana: receitas e usos no dia a dia” para saber mais!

Dia da banana

Curiosidades sobre a banana

Além dessa fruta ter um dia dedicado a ela, o Dia da Banana, existem muitas outras curiosidades que talvez você não conheça sobre ela. Por exemplo, você sabia que as variedades de bananas que consumimos no Brasil são de origem asiática? Na verdade, elas foram trazidas da Ásia pelos portugueses.

Confira algumas curiosidades interessantes sobre a banana:

  1. Ela é um antidepressivo e calmante natural, pois é rica em triptofano, uma substância que ajuda a regular os níveis de serotonina no cérebro;
  2. A banana é um dos melhores alimentos pré treino. Apenas uma unidade garante energia suficiente para um treino intenso de noventa minutos;
  3. Alguns tipos de bananas tem propriedades que acalmam o estomago e regulam o funcionamento intestinal;
  4. Por causa do seu alto teor de potássio, as bananas ajudam a prevenir e curar ressacas e baixar a pressão arterial;
  5. As bananas são compostas por 75% de água. Por isso, elas são ótimas para hidratar o corpo, a pele e os cabelos.
  6. Na República Democrática do Congo, a produção de cerveja a partir de banana é uma atividade econômica de grande importância;
  7. Alguns cientistas afirmam que os seres humanos compartilham 50% do seu DNA com a banana.

Sem dúvida, uma fruta tão especial merece ter um dia especial!

Considerações finais

Merecidamente, o dia 22 de setembro é considerado o Dia Mundial da Banana. Afinal, essa fruta é a segunda mais consumida do mundo e é de grande importância para e economia de muitos países.

Além disso, ela é rica em nutrientes essenciais para a nossa saúde física e mental. Embora seja mais comum consumirmos apenas a polpa da banana, a sua casca é uma excelente fonte de fibras e pode ser utilizada em diversas receitas.

Ademais, aqui no Banana Blog você fica por dentro de todas as notícias e as melhores dicas para aproveitar tudo que a banana tem a oferecer.

Então, gostou de conhecer sobre o Dia da Banana? Então continue navegando para aprender mais sobre essa fruta excepcional.

Deixe seu comentário