Curiosidades

Adubo para banana: qual e como utilizar?

Adubo para banana

As bananeiras são algumas das plantas mais populares que vêm à mente quando você pensa em vegetação tropical. Mas, para que elas cresçam e produzam bons frutos é preciso um impulso adicional. Nesse sentido, o adubo para banana acaba se tornando algo essencial.

Pertencentes ao gênero Musa, as bananeiras são incrivelmente ásperas e podem produzir uma abundância de frutas doces. Parte da família Musaceae, o gênero é composto por mais de 70 espécies de bananeiras e bananas. O nome Musa é em homenagem ao médico do século I aC, Antonia Musa.

Curiosamente, as bananas não são árvores. Elas são a maior erva do mundo. O caule principal é o caule frutífero revestido por folhas grandes. É o tamanho da planta que faz as pessoas assumirem que é uma árvore.

A maioria das plantações dessa fruta cresce melhor em climas mais quentes e zonas de resistência 10 a 11. No entanto, também existem aquelas plantas que são resistentes ao frio.

O que vai ditar seu crescimento e frutificação é o adubo para banana. Quando fornecidas as condições corretas de cultivo, você pode acabar colhendo muitas pencas doces.

As bananeiras não apenas adicionam uma aparência tropical ao seu quintal, mas também dão frutos deliciosos.

Melhor adubo para banana

Para ter boas plantas frutíferas e saudáveis, elas precisam de sol, matéria orgânica e muito fertilizante, pois são alimentadores pesados. O adubo para banana precisa incluir uma grande quantidade de NPK, ou seja, nitrogênio, fósforo e potássio.

Seja qual tipo de banana que esteja cultivando, a planta precisa de muito alimento para produzir um número alto de frutas boas. Mas, para isso, é preciso alimentá-la regularmente.

Uma fórmula equilibrada produz um excelente fertilizante que pode ser usado regularmente. Tal ação fornecerá à planta uma quantidade suficiente de todos os micro e nutrientes secundários necessários.

A planta cresce a partir de um núcleo ou rizoma central, uma vez que a planta-mãe morre após a frutificação. Esse é um auxílio para o crescimento da bananeira que está em pequenos bosques. Dessa forma, aproveita-se ao máximo os nutrientes.

Use um adubo para bananeira com alto teor de potássio uma vez por mês na estação de crescimento. Isso é muito importante, pois o potássio é crucial para a saúde da planta.

Detalhes sobre cultivo das bananas tropicais

Quando e como fertilizar as várias espécies de bananas

Com grandes necessidades de alimentação, as bananeiras precisam de muita matéria orgânica para prosperar e ser produtiva. Se você tem bananas maduras em suas mãos, use 1,5 kg de fertilizante 8-10-10 NPK.

Para vasos de plantas pequenas, reduza a quantidade pela metade. Aplique fertilizante a cada 3 meses. Remova o solo suficiente da bananeira para armazenar o que é preciso de adubo. Regue a planta sobre o fertilizante para que ele se dissolva lentamente e libere os nutrientes no solo.

Alimentação líquida é uma opção

Existe outra maneira de alimentar uma bananeira. Usando uma fórmula solúvel em água, dissolva uma aplicação mais leve do fertilizante sempre que você for irrigar.

Isso deve ser repetido quando o solo secar a cerca de 1,5 cm. O método é diferente ao usar adubo para banana com alto teor de potássio ou nitrogênio. Alimente a planta com um produto rico em nitrogênio uma vez por mês durante a estação de crescimento.

Quando a bananeira começar a florescer, mude para uma fórmula com alto teor de potássio. Isso é essencial para frutas saudáveis. Interrompa a fertilização quando a frutificação começar ou quando o solo tiver um pH de 6,0.

Prestar muita atenção aos níveis de potássio é crucial. Este é um nutriente essencial que estimula uma boa taxa de crescimento.

Adubo para banana

A importância dos sintomas de potássio e deficiência

O potássio, o “nutriente de qualidade”, tem um papel importante:

  • No processo de fotossíntese;
  • Na regulação do consumo de CO2 e água;
  • No efeito positivo na resistência das plantas ao estresse ambiental.

O fato de o potássio desempenhar um papel importante na síntese de amido e proteína faz dele o elemento chave na nutrição da banana.

O fertilizante mais comum usado nas plantações de banana é o nitrato de potássio. Este adubo para banana ajuda na resistência ao frio e contribui muito para o enchimento de frutas.

Uma deficiência de potássio causará:

  • Folhas pequenas e amarelas;
  • Iniciação tardia do cacho;
  • Pequeno número de frutas por cacho;
  • Frutas de tamanho reduzido.

Em qualquer caso de deficiência ou plano nutricional desequilibrado, o nível de produção e a qualidade do fruto serão afetados. Portanto, a criação de um programa equilibrado de adubos deve ser baseada em estimativas confiáveis ​​de rendimento e na análise de solo, água e tecido.

Seja vigilante quanto aos níveis de nutrientes no solo, se você estiver cultivando bananeiras. Alimente a planta regularmente, especialmente durante a estação de crescimento, para garantir que ela frutifique adequadamente.

Se você está preocupado com o desenvolvimento, apesar de alimentá-la o suficiente, colha uma amostra do solo e envie-a para avaliação. Isso permite que você tome as medidas adequadas para melhorar as condições gerais de cultivo de suas bananeiras.

Adubo para banana ao longo do ano

A aplicação de adubo para banana e produtos específicos deve ser coordenada com o ciclo da planta ao redor do ano. De qualquer forma, o produtor deve combinar a aplicação às condições climáticas.

A melhor resposta aos fertilizantes ocorre quando aplicado durante períodos de crescimento rápido.

  • Primavera – o aquecimento condiciona a atividade das raízes e o crescimento das folhas. Este é o momento de atender às demandas da bananeira e deixá-la atingir seu potencial;
  • Verão – durante esse período, o cacho deve maximizar seu peso e volume; portanto, todo nutriente deve estar totalmente disponível para as raízes das plantas;
  • Outono – a banana deixa de se desenvolver. Necessitará de uma quantidade específica de nutrientes relevantes para a criação de reservas que servirão à planta nos próximos anos;
  • Inverno – apenas um programa de fertilizantes de manutenção deve ser aplicado. De preferência por aplicação foliar, uma vez que a atividade das raízes é muito baixa.

Agora que já conhece mais sobre a nutrição e o adubo para bananas, não deixe de tratar sua bananeira da melhor forma possível. Assim, ela sempre renderá bons frutos!

Deixe seu comentário