Curiosidades

Como plantar muda de banana? Veja as melhores dicas de cultivo

Com certeza, a banana é a fruta mais consumida não só no Brasil, mas também no mundo inteiro. Apesar de conhecermos apenas poucas variedades, existem mais de mil tipos da fruta espalhados pelo planeta.

Rica em nutrientes mais que essenciais à nossa saúde, como vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C, fibras, proteínas, potássio, além de magnésio, cálcio, ferro e ácido fólico, ela pode trazer inúmeros benefícios, como a melhora da digestão, do humor, maior energia no corpo, fortalecimento dos ossos, melhora da visão, prevenção de doenças cardiovasculares e câncer, auxílio na perda de peso, pele saudável e bonita, evita dores musculares e câimbras, entre tantos outros.

Por isso, a banana é um considerada um superalimento ideal para se ter sempre à mesa, já que é nutritiva e, o mais importante, encontrado facilmente e por um preço bem acessível. Agora, já pensou em não precisar mais comprar bananas e colher as suas próprias frutas no quintal de casa?

Além de ter a fruta disponível quando quiser consumir, você ainda pode ganhar uma renda extra com um pequeno negócio próprio ao vender os cachos para a vizinhança. Sendo assim, no artigo de hoje você vai aprender como plantar muda de banana e conhecer quais são as melhores dicas de cultivo para que elas cresçam saudáveis e suculentas. Vamos lá?

Por que plantar banana?

A primeira coisa que você precisa saber antes de plantar banana é que o Brasil possui um clima super favorável para o cultivo da fruta. Isso porque a maior parte das regiões brasileiras possui clima com temperatura quente frequente, que é essencial para que a bananeira – como é chamada a árvore que dá origem ao fruto – cresça com saúde e dê bananas deliciosas.

Neste caso, você pode plantar a bananeira tanto para consumo próprio, com o privilégio de ter bananas disponíveis durante todo o ano bem no seu quintal, ou até mesmo para montar um negócio próprio para ganhar uma renda extra no fim do mês. Afinal, como a banana é a fruta mais consumida no país, certamente nunca faltará demanda para esta área no mercado, o que pode ser a chance de um negócio rentável e estável, ao mesmo tempo.

Além disso, o clima no Brasil é quente durante quase todo o ano, o que significa que você sempre terá bons cultivos de banana, independente da época. No entanto, é bom que você saiba que é necessário um bom espaço para plantar as bananas.

A altura de uma bananeira, dependendo de cada espécie, pode variar entre 1,8 a 7,0 metros. Mas não se assuste! Apesar de parecer estranha a ideia de ter uma árvore no fundo do seu quintal, a bananeira não apresenta nenhuma dificuldade para o seu plantio e cultivo, desde que esteja em uma temperatura favorável e ambiente adequado, como vamos te ensinar nas dicas a seguir.

Dicas de como plantar e cultivar banana

Agora que você já conheceu os motivos para começar a plantar as suas próprias bananas em casa, chegou a hora de saber quais são os principais passos e dicas fundamentais para potencializar o cultivo e ter sempre frutas saudáveis e suculentas.

Dica 1: A escolha do local ideal

Temperatura e umidade

Em primeiro lugar, para te uma bananeira saudável, é preciso que você escolha um local com temperatura e umidade adequadas. Como você já leu no decorrer desse artigo, as bananas precisam de clima quente para se desenvolverem. Neste caso, o ideal seria entre 26 °C e 30 °C durante o dia e pelo menos 20 °C à noite. Já a umidade precisa ficar em torno de 50% e sempre constante, ou seja, sem variações bruscas.

Pesquise bem o local onde você irá plantá-las antes e cuide para que a temperatura nunca seja inferior a 15 °C e nem superior a 34 °C.

Luz solar

O local para plantar bananas também precisa ser bem ensolarado, já que a bananeira precisa de pelo menos 12 horas de sol intenso todos os dias para crescer bem. Mas atenção! O sol precisa ser apenas o ideal, ou seja, drenável o suficiente para absorver a água da irrigação ou chuvas sem comprometer a raiz da planta.

Drenagem do solo

Saiba que uma bananeira precisa de uma boa quantidade de água para se desenvolver. No entanto, esta mesma água usada para irrigá-la também precisa escoar facilmente para que a raiz da planta não apodreça.

Por isso, o solo deve ser analisado cuidadosamente antes de plantar a muda das bananas. Sendo assim, a dica é fazer um teste rápido antes. Cave um buraco de aproximadamente 30 cm de profundidade, encha com água e deixe drenar. Espere esvaziar e preencha com mais água. Depois de uma hora, vá lá e meça quanto de água sobrou após esse tempo.

É importante que a quantidade de água drenada por hora no caso do plantio da bananeira seja de 7 a 15 cm.

Espaço

Lembra quando falamos que uma bananeira pode chegar até 7,0 metros de altura? Pois bem! Por este motivo, você vai precisar de bastante espaço no seu quintal para plantar suas bananas. O ideal é que você deixe um buraco de aproximadamente 30 cm de largura por 30 cm de profundidade para cada bananeira (se for plantar mais de uma).

Se estiver pensando em plantar mais de uma, cuide para que fique uma distância de pelo menos 4,5 metros entre cada uma ou entre qualquer outra árvore ou planta que tiver no seu quintal, principalmente aquelas que possuem raízes muito grandes, já que estas podem tomar para si toda a água do solo.

Caso esteja pensando em plantar a bananeira em casa, a versão “anã” pode ser uma opção ideal, já que não ocupa todo esse espaço. Sendo assim, se esta for a sua preferência, converse com um especialista.

Dica 2: A melhor época para plantar

Apesar de as bananeiras possuírem ciclo de vida perene, ou seja, que se desenvolve durante todo o ano, ainda assim é preciso escolher o período ideal para que ela seja plantada. Neste caso, a dica é fazer essa escolha de acordo com o clima da região onde você mora.

Por exemplo, se você mora em um local onde há umidade natural, pode começar a plantação em qualquer mês do ano. Por outro lado, se a região for mais seca, a dica é para que o plantio seja iniciado nas épocas de chuvas, que costumam acontecer entre outubro e fevereiro, o que pode facilitar a germinação.

Dica 3: Selecionando o tipo de banana

Como você já leu inúmeras vezes aqui no blog, existem vários tipos de bananas no mundo. Sendo assim, é válido pensar também que, consequentemente, há uma variedade de bananeiras que podem ser plantadas. Por isso, antes de plantar a sua muda, é preciso escolher primeiro qual tipo de bananeira você quer cultivar.

Neste caso, se a sua intenção for produzir bananas para consumo in natura, as espécies mais recomendadas são a Colatina, Branca, Ouro, Prata, Maçã e Nanica. Agora, se estiver pensando alto e pretende exportar bananas, as versões mais indicadas são a Grande Naine, Jangada, Lacatan, Nanicão, Piruá, Nanica ou Poyo.

Dica 4: Como escolher as mudas de bananeira

Para quem ainda não sabe, uma bananeira só pode ser plantada a partir de uma muda retirada de outra bananeira adulta que já esteja dando frutos. Você pode encontrar o chamado rizoma em qualquer viveiro ou plantação e é ele quem dá origem aos chifrões ou chifrinhos da bananeira.

Portanto, a dica é para que você encontre chifrões entre 1,8 e 2,1 metros de altura, com folhas finas em forma de espada.

Por outro lado, um rizoma sem chifrões, mas com tamanhos consideráveis, pode ser cortado em pedaços, sendo que cada parte dele com um botão se transformará em uma bananeira, o que pode demorar mais tempo do que se você utilizar apenas um chifrão. Na dúvida, converse com um agricultor ou qualquer especialista no assunto.

Dica 5: Preparando o solo para o plantio

Depois de selecionar a diversidade de bananeira que pretende plantar, chegou a hora de colocar a mão na massa, ou melhor, no solo! Neste caso, o primeiro passo é começar a arar a terra, principalmente se ela já tiver recebido outros tipos de plantas anteriormente. Cuide para que todos os resíduos sejam removidos para não atrapalhar o crescimento da sua bananeira.

O segundo passo é aplicar pesticidas no solo, isso com pelo menos um mês de antecedência ao plantio. Os produtos químicos deverão evitar que insetos e outras pragas surjam e se proliferem durante o cultivo das bananas.

Ainda, da mesma forma que é preciso colocar esses aditivos no solo, também é preciso cuidar dele para que ele fique saudável e fértil. Adicione compostos orgânicos e químicos que tenham como função potencializar os nutrientes presentes na terra.

Dica 6: Cuide da semeadura da bananeira

A semeadura é uma das etapas mais importantes para proceder o plantio e o cultivo das suas bananas com sucesso. Para isso, é preciso que você a faça manualmente. Prepare as covas, que precisam ter, como você já sabe, pelo menos 30 cm de largura e 30 cm de profundidade, que é o espaço ideal para que as mudas cresçam à vontade e firmem suas raízes.

Mais uma vez, lembre-se que, se for plantar mais de uma bananeira ou caso tenha mais de uma planta no quintal, o espaço entre uma cova e outra precisa ser de 1,30 cm entre uma muda e outra para que elas não interfiram no desenvolvimento umas das outras.

Dica 7: Plante corretamente

Agora que você já preparou tudo para plantar a sua muda de bananeira, chegou a hora de plantá-la finalmente. Primeiro, pode a planta. Corte qualquer parte seca ou descolorida, que pode ser estar morta, em decomposição ou até mesmo comida por insetos. No caso de quem estiver usando chifrões, a dica é remover toda a raiz, deixando entre 2,5 cm a 5 cm para plantar.

Depois, adube o solo que você preparou anteriormente, deixando apenas alguns centímetros sem terra na parte superior para facilitar a absorção da água da irrigação ou chuvas. Plante a muda em pé na cova, cuidando para que as folhas fiquem para cima e que o solo cubra a raiz entre 1,5 cm e 2,5 cm da base. Bata com a mão ou com uma pá a terra ao redor da planta para ajudar a fixá-la bem no lugar. Está plantada a sua bananeira! Agora, é só cuidar dela para que dê bons frutos.

Dica 8: Atente-se para a fertilização

Logo após o plantio, é preciso cuidar bem da sua bananeira para que ela cresça saudável e sem problemas. O ideal é que você fertilize-a mensalmente com fertilizantes, esterco, compostos ou todos esses juntos, sempre a uma pequena distância do tronco.

Enquanto ainda é uma muda, a planta precisa de pelo menos 100 a 200 gramas de fertilizantes por mês. Depois de adulta, essa quantidade deve subir para 700 a 900 gramas mensais. A dica é aumentar as dosagens de acordo com o crescimento da bananeira.

Dica 9: Irrigue a sua bananeira adequadamente

A irrigação deve ser regrada para que a planta não fique seca e nem encharcada demais. Em dias quentes e sem chuva, a dica é para que você regue a sua bananeira diariamente, mas apenas na superfície do solo seco, a uma distância de 1,5 cm a 3 cm. Ficou na dúvida? Teste a umidade do solo com o dedo antes de jogar a água.

Em dias frios, que inclusive é o período em que a bananeira cresce menos, o ideal é regá-la apenas uma vez a cada uma ou duas semanas. Repita o teste do dedo no solo se ficar na dúvida. Também é preciso ficar de olho no tempo em que a planta demora para absorver a água. Se estiver longo, reduza a quantidade para que a raíz não apodreça.

Dica 10: A hora da colheita

Antes de qualquer coisa, é preciso que você saiba que as bananeiras demoram cerca de um ano inteiro para produzir frutos. Portanto, nada de pressa! A boa notícia é que depois de dar os frutos, eles serão produzidos durante todo o ano seguinte, o que dá um alívio na espera.

No entanto, é válido lembrar que a frequência com que as bananas nascerão vai depender das condições climáticas da região onde você mora, do solo e, é claro, dos cuidados que você teve com a bananeira durante o cultivo.

Mas, afinal, quando saber a época certa da colheita? É simples! Dentro de nove meses ou um ano, as folhas roxas da bananeira começarão a aparecer, o que indica que os cachos de bananas estão quase maduros.

Neste caso, você deverá esperar as pétalas das flores caírem para revelarem os cachos. Quando as próprias flores morrerem e caírem completamente, está na hora de colher as bananas. Para fazer a colheita, será preciso usar luvas e um facão para desprender os cachos da bananeira. Tome bastante cuidado para que as bananas não caiam no chão e se “machuquem”, pois qualquer batida pode deixar aquelas manchas escuras e feias que tanto odiamos e que deixam a fruta pouco atraente, além de comprometer o seu sabor.

Deixe seu comentário