Curiosidades

10 motivos para você consumir mais banana no seu dia a dia!

A banana é uma das frutas mais consumidas no mundo.

Banana maçã, nanica, prata, da terra… São muitas as variações e todas muito saborosas e nutritivas. Rica em fibras, potássio, vitamina C e A, essa fruta é conhecida por ser uma poderosa fonte de energia.

No entanto, os benefícios da banana para a saúde vão muito além da sua propriedade energética. Leia este post e descubra todas as vantagens que o consumo da banana pode trazer para seu corpo e saúde.

1. Reduz a pressão arterial

full5

A banana é rica em potássio, um nutriente que ajuda a controlar a quantidade de fluido no corpo, através do equilíbrio delicado com o sódio.

Assim, ele ajuda no controle da pressão arterial, protegendo contra ataques cardíacos e acidentes vascular cerebrais.

Para se ter uma ideia, a banana possui cerca de 500mg de potássio contra apenas 1mg de sódio. Ou seja, a fruta também ajuda a amenizar os efeitos do sódio no corpo.

2. Benefícios da banana na digestão

A banana é rica em fibras, que auxilia na acumulação e ligação das partículas alimentares promovendo uma evacuação eficiente. Por isso, problemas intestinais e de constipação podem ser evitados com o consumo da fruta.

Além disso, possui frutooligossacarídeos que atuam como prebióticos, auxiliando a manutenção de bactérias benéficas do trato digestivo, que promovem a digestão e a saúde intestinal.

A banana também é um antiácido natural, proporcionando alívio contra a azia e refluxo ácido. Pode ser utilizada para aliviar úlceras estomacais, protegendo as paredes do estômago.

No tratamento de diarreia, a banana funciona como um calmante do trato digestivo, ajudando a restaurar eletrólitos perdidos na evacuação.

3. Fortalecimento dos ossos

osteoporose_1024x768

Os frutooligossacarídeos presentes na banana auxiliam o organismo na absorção de cálcio e magnésio.

Com isso, aumenta a densidade óssea do corpo, fortalecendo os ossos.

Além disso, a banana neutraliza a perda de cálcio na urina.

4. Protege a retina

A melhora da visão também é um dos benefícios da banana para a saúde.

Ela possui em sua composição alfa e beta-caroteno e vitamina A, que auxiliam na proteção da retina e previne a degeneração macular relacionada ao avanço da idade.

5. Reduz o estresse e a depressão

Outra substância presente na banana é o triptofano, que é convertido pelo organismo em serotonina, o neurotransmissor cerebral do bom humor.

A serotonina age no organismo de forma relaxante, diminuindo o estresse e melhorando o humor. Também reduz os sintomas da TPM.

6. Manutenção de peso

20140916120231

A banana deve ser consumida por pessoas que querem manter a forma, pois tem poucas calorias e baixo índice glicêmico, além de ser rico em fibras alimentares, provocando a sensação de saciedade.

8. Combate a anemia

Entre os benefícios da banana para a saúde também podemos citar o combate à anemia.

Ela é rica em ferro, substância que auxilia o organismo na produção de hemoglobina.

9. Protege contra câimbras musculares

Um dos benefícios da banana mais conhecido é a prevenção de câimbras musculares.

Isso acontece pelos altos níveis de potássio que a fruta apresenta e é muito eficiente contra câimbras ocasionadas por exercícios físicos ou má alimentação.

10. Fornece energia

A banana contém três açucares em sua composição (sacarose, frutose e glicose) que combinados com as fibras alimentares fornecem ao corpo bons níveis de energia.

Por isso, o consumo de banana é indicado antes de atividades físicas, pois confere energia e ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue.

Todas as espécies de banana apresentam basicamente as mesmas propriedades nutricionais, diferenciando-se apenas o tamanho, sabor e textura.

Especialistas indicam que para aproveitar os benefícios da banana, deve-se consumir a fruta diariamente, mas sem exageros. O indicado é ingerir no máximo duas bananas por dia.

Você já comeu banana hoje?

Veja também:

Nessa página você vai encontrar as principais informações sobra a Banana. Vamos falar sobre seus benefícios, tipos, curiosidades e formas de consumo.

Inforgráfico com os 5 tipos de Bananas mais nutritivas: Banana Prata, Banana Maçã, Banana Ouro e a Banana da Terra. Veja também suas calorias e nutrientes

As 5 Bananas mais nutritivas: Banana Prata, Banana Maçã, Banana Ouro e a Banana da Terra

Deixe seu comentário