Curiosidades

Bananas e plátanos: conheça as diferenças e semelhanças

Alguma vez, você já se deparou com uma banana maior que o normal, com polpa e casca de esverdeada bem duras? Provavelmente, a confusão tenha sido causada por não se tratar de uma banana, mas sim de um plátano.

No Brasil, muitas pessoas nunca ouviram falar dessa fruta – por não ser comum por aqui – e, por isso, podem confundir um pouco esses dois alimentos por conta de sua aparência semelhante. Na realidade, ela é mais conhecida na Espanha e em Portugal, onde é tida como uma fruta favorita, tal como a banana é para nós.

No entanto, apesar de parecidas, a banana e o plátano são frutas distintas, como você vai ficar sabendo no decorrer do nosso artigo de hoje. Continue lendo e entenda as principais diferenças entre esses dois alimentos.

Banana X Plátano: qual é a diferença?

Tanto a banana quanto o plátano são consideradas alimentos milenares, da mesma família, que servem como base da alimentação de muitas pessoas em regiões tropicais, onde são mais comuns, como é o caso da amarelinha aqui no Brasil. No entanto, essa é uma das únicas características que as duas frutas têm em comum.

Por mais semelhantes que pareçam a olho nu, a banana e o plátano possuem diferentes funções no organismo, benefícios, nutrientes, sabor, textura, tamanho, cor, tempo de amadurecimento e de armazenamento, formato e formas de consumir.

O plátano é uma fruta originária da América do Norte e da África. Enquanto a banana que conhecemos tem polpa doce e suave ao paladar humano, casca amarela, formato arredondado e cheiro perfumado, o plátano possui casca dura e esverdeada, tamanho grande, polpa rija e com sabor não tão adocicado, servindo mais como um vegetal do que uma fruta propriamente dita nos países onde é mais popular.

Diferente da banana, que pode ser usada no preparo de diferentes pratos e sobremesas, além da sua versão in natura, o plátano costuma ser mais utilizado para compor saladas, assados e fritos.

Para você não se confundir mais ao se deparar com um plátano no supermercado, a dica é que ele mantém a cor verde mesmo quando atinge a forma amadurecida. Ou seja, a fruta não vai ficar amarelinha, como acontece com a banana.  Na verdade, apenas quando ficarem demasiadamente maduras, é que os plátanos podem ficar amarelos bem claros ou pretos, quando são tocados demais.

Benefícios

Em relação aos benefícios à saúde humana, tanto a banana quanto o plátano podem ter essa função quando inseridos na alimentação diária. Veja, a seguir, os principais efeitos que essas duas poderosas frutas têm em comum no nosso corpo:

  • Tanto a banana quanto o plátano possuem em suas composições o triptofano, um aminoácido capaz de causar a sensação de bem-estar e bom humor no cérebro, eliminando o estresse e combatendo a depressão e o desânimo.
  • Tal como a banana, o plátano é uma fruta energética, sendo ideal para quem quer potencializar os treinos na academia e aumentar o desempenho e disposição durante os exercícios físicos.
  • Ricas em potássio, as duas frutas são capazes de ajudar na melhora da circulação sanguínea, na estabilização do ritmo cardíaco e na saúde cerebral, auxiliando na capacidade de memória e raciocínio.
  • A banana e o plátano são ricos em fibras, que ajudam na melhora do trânsito intestinal.
  • Se você quer emagrecer, o plátano e a banana podem auxiliar nessa tarefa, já que possuem vitaminas, minerais e proteínas capazes de promover a perda de peso.
  • Excelentes fontes de vitamina B6, as duas frutas também servem como ótimos aliadas no combate aos sintomas da TPM e das cólicas menstruais.
  • Quem sofre de úlceras, gastrites e azia, entre outros problemas estomacais, também pode se beneficiar dos poderes da banana e do plátano.
  • As duas frutas também evitam a queda de cabelo e auxiliam no crescimento de fios saudáveis e fortes.

Como consumir?

Diferente das bananas, os plátanos costumam ser mais consumidos como se fossem vegetais do que frutas. Enquanto é bastante comum descascarmos uma banana e comê-la em sua forma in natura, além de utilizá-la como ingrediente principal no preparo de pratos (doces e salgados) e sobremesas.

Em geral, as frutas verdes favoritas no exterior são mais consumidas em saladas, pratos assados e fritos ou em algumas sobremesas, como pudins e bolos. Isso porque os plátanos não possuem sabor tão adocicado, o que faz com que eles sejam menos agradáveis ao paladar quando consumidos in natura.

Deixe seu comentário