Curiosidades

Benefícios da banana passa: conheça os principais

Não é nenhum segrede que a banana apresenta uma série de vantagens para a saúde. Os benefícios da banana passa, no entanto, nem sempre fazem parte da rotina das pessoas. O motivo é simples: quando pensamos em saúde, geralmente associamos a ideia a frutas frescas, como se só elas fossem ricas em nutrientes.

A verdade é que os benefícios da banana passa são praticamente os mesmos de uma banana convencional, com a vantagem da praticidade de um produto que ocupa menos espaço, dura por muito mais tempo e ainda apresenta toda uma nova gama de possíveis utilidades gastronômicas que somam à banana in natura.

Obviamente, ao estimular-se o consumo de banana passa, a ideia não é fazer com que as pessoas parem de consumir o produto fresco. Pelo contrário: a intenção é dar uma mais opção de alimentos saudáveis para enriquecer a rotina de forma prática.

Conheça os benefícios da banana passa:

Rica em nutrientes saudáveis

Um dos principais benefícios da banana passa é, sem dúvidas, sua riqueza de nutrientes diversos. No campo das vitaminas, por exemplo, ela é bastante rica nas vitaminas E, C e diversas vitaminas do complexo B. A soma destas vitaminas possui importante função energética no corpo, além de auxiliar no bom funcionamento do sistema nervoso.

Outro importantíssimo nutriente presente em grande quantidade na banana passa é o ácido fólico. Essa substância permite que o metabolismo funcione de maneira adequada. Além disso, auxilia a formar glóbulos vermelhos. Em alguns estudos, busca-se entender se o ácido fólico possui uma relação de prevenção em relação ao câncer uterino.

Já no campo dos minerais, os benefícios da banana passa incluem a presença de ferro, cobre, flúor, cálcio e fósforo. Estes são alguns dos mais importante elementos para o correto funcionamento do organismo. Junto a carboidratos e proteínas, fazem parte do rol de substâncias essenciais para uma boa dieta.

Restaura o equilíbrio energético

Com a grande presença de nutrientes variados, a banana é excelente na recuperação do equilíbrio energético. Significa dizer, em outras palavras, que ela é uma responsável direta pela recuperação do corpo após o gasto energético por via física. É um dos motivos, por exemplo, pelos quais atletas recorrem ao consumo de banana após uma partida ou exigência física.

Além disso, por ser rica fonte de potássio, a banana passa permite que haja um equilíbrio hidroelétrico no organismo. Isso significa que há a recuperação de substâncias perdidas com a atividade física.

Proteção contra cãibras

Outra característica típica das bananas mantida em suas passas é a alta presença de magnésio. Isso auxilia a prevenir cãibras, quando consumida antes de uma atividade física intensa. Por isso, quem pratica esportes pode beneficiar-se significativamente do consumo de bananas passas antes da prática.

Doce sem presença de açúcar refinado

Não há nenhuma dúvida de de que a banana passa é doce e deliciosa. Mesmo assim, ela não conta com açúcares refinados, o que auxilia na manutenção de uma dieta saudável, principalmente se substituir doces tradicionais.

Promove a saciedade

Outra vantagem é que por ser bastante consistente e fibrosa, um dos benefícios da banana passa é saciar mais a fome do que a banana comum. Isso garante que ela seja um excelente lanche fora de hora, evitando outros alimentos.

Deixe seu comentário