No mundo todo, existem mais de mil tipos de bananas. Porém, apenas cinco delas são mais populares e conhecidas por nós aqui no Brasil: maçã, prata, nanica, da terra e ouro. Dando continuidade à nossa série sobre tipos de bananas e seus benefícios, hoje nós vamos falar um pouco sobre a banana da terra.
Também conhecida como “chifre de boi” ou “banana comprida”, essa espécie é bastante cultivada no Brasil e se enquadra na posição de maior banana entre todos outros tipos, podendo pesar até 500 gramas a unidade e medir até 26 centímetros.
Por ser bastante benéfica à saúde, ela amplamente utilizada em algumas regiões brasileiras no preparo de pirão ou como complemento principal das refeições em sua versão frita ou assada, que é de dar água na boca!
Afinal, qual é a diferença desta espécie para as demais variedades de bananas encontradas na natureza? Vem comigo que eu te conto tudo isso e ensino como preparar algumas receitas fáceis e saborosas utilizando a fruta.
Quais são os benefícios da banana da terra?
Com certeza, o maior benefício da banana da terra está na grande quantidade de vitaminas A e C e potássio (cerca de 462 mg por cada 100 gramas de fruta) presentes em sua composição. Por seu alto teor de nutrientes essenciais ao organismo humano, essa variedade é considerada a mais benéfica à saúde, podendo trazer os seguintes efeitos ao corpo:
- Redução da pressão arterial;
- Alívio de febres;
- Melhora da digestão;
- Eliminação de verrugas;
- Fortalecimento dos ossos;
- Combate ao tabagismo;
- Redução do estresse;
- Previne a “doença da manhã” (enjoo matinal de gestantes);
- Combate à depressão;
- Amenização de câimbras e dores musculares;
- Melhora da visão;
- Normalização dos batimentos cardíacos;
- Combate à anemia;
- Maior controle dos níveis de açúcar no sangue;
- Fornecimento de mais energia e disposição para as atividades do dia a dia.
Por estes e outros motivos, a banana da terra é amplamente consumida entre todos os brasileiros. Observe que, diferente dos demais tipos de bananas, a da terra não é muito recomendada para quem quer emagrecer.
Isso porque a fruta é bastante calórica, o que pode provocar o efeito reverso no processo de perda de peso. Para cada 100 gramas de banana da terra há 122 calorias, o que pode pesar muito na alimentação se for consumida diariamente.
Além disso, o seu modo de consumo (geralmente, frita ou assada) pode potencializar em muito o nível calórico, aumentando as suas calorias, principalmente a versão frita, que usa óleo. Por isso, se você quer emagrecer, opte pelos tipos de bananas menos calóricas, como a prata, que já falamos aqui no blog, ou a maçã, que possuem 89 Kcal.
Como reconhecer uma banana da terra?
Como falamos anteriormente, a banana da terra é a maior variedade entre todas as bananas comumente consumidas por nós brasileiros. O seu tamanho pode chegar a 26 centímetros e o peso a 500 gramas. Portanto, quando chegar ao supermercado, procure pela maior banana que encontrar.
Se tiver alguma dúvida, outras características que podem ajudar a identificá-la são a sua casca amarelo-escura, quando está bem madura, e o seu formato achatado.
Como consumi-la?
A banana da terra é a espécie mais cultivada no Brasil e, portanto, muito utilizada no preparo de pratos fritos, cozidos ou assados. Porém, diferente das outras bananas, este tipo é de difícil digestão quando consumida em sua forma in natura. Por isso, não tem para onde correr! Para se beneficiar dos efeitos da banana da terra, é preciso inseri-la na sua alimentação dentro de receitas, como as que vamos te ensinar a seguir.
Receitas com banana da terra
Agora que você já sabe todos os benefícios da fruta, chegou a hora de conhecer como utilizá-la no preparo de algumas receitas. Veja:
Banana da terra com queijo
Ingredientes:
- 6 bananas da terra médias e fatiadas (no sentido do comprimento);
- Óleo para fritar;
- 3 colheres (sopa) de açúcar;
- 1 xícara de queijo curado e ralado;
- 2 colheres (chá) de canela em pó.
Como fazer:
Primeiro, frite as bananas em óleo bem quente, colocando-as uma a uma na panela. Em seguida, retire-as do fogo e coloque-as para escorrer no papel toalha. Reserve.
Depois de bem sequinhas, disponha as bananas em um refratário, organizando as camadas de banana, açúcar, canela e queijo, exatamente nesta ordem. Leve-as ao forno médio pré-aquecido por cerca de 20 minutos ou até que o queijo derreta.
Farofa de banana da terra
Ingredientes:
- ½ kg de farinha de mandioca;
- 3 bananas da terra maduras;
- 1 cebola média picada;
- Óleo para fritar;
- Sal a gosto;
- 2 colheres (sopa) bem cheias de manteiga.
Como fazer:
O primeiro passo é descascar as bananas e cortá-las em forma de cruz, evitando apenas deixar as partes muito finas. Em seguida, leve-as até uma panela com óleo no fogo e frite-as até atingirem a coloração dourada. Reserve.
Ainda usando a mesma panela, retire o excesso de óleo e coloque as colheres de manteiga para refogar a cebola, deixando-a bem douradinha. Feito isso, adicione a banana frita, sem parar de mexer, e a farinha de mandioca, também aos poucos.
Acrescente um pouco de sal, enquanto ainda estiver misturando a farofa, provando até que fique em um sabor que lhe agrade. Mexa por uns três minutos até que a sua farofa de banana da terra fique bem homogênea. Desligue o fogo. Está pronta! Agora, é só servir à vontade, de preferência, ainda quente.
Chips de banana da terra
Ingredientes:
- 2 bananas da terra verdes;
- 2 litros de óleo;
- Flor de sal a gosto.
Como fazer:
Para começar a fazer suas chips, descasque as bananas e fatie-as em lascas finas, com a ajuda de um descascador de legumes. Em seguida, despeje o óleo em uma panela mais funda e aqueça-o a uma temperatura de 160 °C. Coloque as bananas na panela e frite-as através do processo de imersão, desligando o fogo apenas quando elas estiverem douradas e bem crocantes.
Retire-as da panela e coloque-as para escorrer em um papel toalha. Salpique a flor de sal em cima, de acordo com o seu paladar, e sirva à vontade. Se preferir fazer a versão de chips doces, basta trocar a flor de sal pelo açúcar de confeiteiro. Também fica uma delícia!
Deixe seu comentário