Curiosidades

8 curiosidades sobre a banana

Muitas pessoas podem pensar que não há muitas curiosidades sobre a banana que não sejam bem conhecidas, afinal ela é parte da dieta diária de muitas pessoas ao redor de todo o mundo. A verdade, no entanto, é que se trata de uma fruta tão completa e interessante que, embora você já deva saber algumas destas curiosidades, sempre há algo de novo a ser aprendido sobre as bananas.

Conheça 8 curiosidades sobre a banana, desde seus benefícios para a saúde, até questões relacionadas ao peso e à composição da fruta:

Auxiliam na saúde cardíaca

Especialmente em função de sua alta concentração em potássio, as bananas são excelentes na melhoria da saúde cardíaca. O potássio possui uma ação importante no equilíbrio dos eletrólitos necessários para que os impulsos elétricos percorram os caminhos nervosos. Sem estes impulsos, o coração não operada maneira adequada.

Além de ser rica em potássio, a banana possui uma baixa concentração de sódio. Isso significa que ela auxilia na manutenção da pressão sob controle. A pressão alta aumenta em muito os riscos de um problema cardiovascular fatal. Isso indica a importância da fruta no auxílio para o coração.

Bananas são radioativas

Calma, não é necessário jogar fora todas as suas bananas em uma caixa de chumbo. O potássio das bananas é o isótopo potássio-40, uma versão radioativa do elemento. A boa notícia é que ele não causa nenhum dano ao corpo humano ou a outros animais.

Ajudam no sono e no relaxamento muscular

Se você está com problemas para dormir, considere comer uma banana antes de ir para a cama. Rica em vitaminas B6, uma das curiosidades sobre a banana é que ela auxilia as pessoas a dormirem melhor.

Além disso, o magnésio auxilia no relaxamento muscular natural, o que é uma ajuda em potencial para quem está sob tensão, ou com a musculatura muito rígida. Somadas, essas duas características tornam a fruta mais eficiente do que vários remédios sintéticos.

Melhorias no humor

Se você está se sentindo mais triste que o normal, uma ou duas bananas podem melhorar seu humor. As bananas são ficas em triptofano, uma substância necessária para que o corpo produza serotonina, o neurotransmissor responsável pelo bom humor. Por isso, ela pode auxiliar a restaurar o equilíbrio químico do seu cérebro, garantindo um sorriso natural para seu rosto.

Proteção contra diabetes

Para quem possui histórico de diabetes tipo II na família, a banana é uma grande aliada. A concentração de vitamina B6, além de auxiliar a dormir, protege o organismo contra a diabetes, o que a torna útil como prevenção do problema.

Ferramenta para regimes

Sua nova dieta envolve evitar aqueles lanches cheios de açúcar no meio da tarde? Mudar os hábito pode ser bastante difícil, mas substituir aos poucos pode facilitar. Uma das curiosidades sobre a banana é que ela satisfaz o organismo, quando ele pede por comida. Menos calórica e menos danosa do que muitos outros alimentos, ela pode ser uma boa substituta que gera saciedade no corpo, auxiliando a manter o planejamento.

Proteção contra o câncer

Atualmente, diversos estudos são realizados para entender o quanto as bananas podem ser associadas à prevenção de doenças como o câncer. Muitos deles oferecem resultados interessantes, que empolgam os pesquisadores.

Um estudo sueco, por exemplo, feito em 2005, demonstrou que quatro a seis bananas por semana pode reduzir o risco de câncer nos rins em até 50%. Alguns novos estudos estão sendo feitos para identificar se é possível reproduzir tais resultados, gerando grande expectativa científica.

Pessoas podem sofrer “overdose” de banana

Como a banana é muito rica em potássio, é possível que exagerar em seu consumo leve a efeitos colaterais indesejados. Um deles é o excesso de potássio no organismo, atingido quando comemos, em média, 43 bananas na sequência.

Quando há excesso do nutriente no corpo, o coração começa a bater irregularmente, os músculos enfraquecem e é possível que ocorra uma paralisia temporária no organismo, segundo a Universidade de Maryland, nos EUA. Por isso, evite continuar comendo bananas por algumas horas quando perceber que acabou de ingerir um cacho inteiro!

Deixe seu comentário