A banana é a fruta favorita dos brasileiros. Somente aqui no país, ela pode ser encontrada em diferentes variedades, sendo a maçã, ouro, prata, nanica e da terra as cinco mais conhecidas e comumente consumidas. No entanto, há registros de que no mundo todo existam mais de mil tipos de bananas, sendo que nem todas são próprias para consumo humano e outras pouco conhecidas pela ciência.
Independente do tipo, sabe-se que a banana é um fruta rica em diversos nutrientes essenciais à saúde, como vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C, fibras, potássio, além de magnésio, cálcio, ferro e ácido fólico. Por isso, ela pode trazer inúmeros benefícios ao corpo e à mente, dentre eles:
- Prevenção de doenças cardiovasculares;
- Melhora da saúde dos olhos;
- Aumento da energia no organismo;
- Auxílio na perda de peso;
- Melhora da saúde digestiva;
- Prevenção de câimbras;
- Melhora do humor;
- Prevenção de câncer nos rins;
- Melhora da saúde do cérebro;
- Melhora da pele;
- Ajuda na saúde óssea;
- Controle da pressão arterial;
- Combate à depressão;
- Combate à anemia;
- Equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue;
- Normalização dos batimentos cardíacos;
- Alívio de dores musculares;
- Auxílio no combate ao tabagismo;
- Amenização de febres;
- Eliminação de verrugas.
Por esses e outros tantos efeitos positivos no nosso organismo, a banana pode e deve ser inserida no seu cardápio diário. Por isso, dando continuidade à série sobre os tipos de bananas, nós vamos apresentar a você mais uma variedade de banana que, apesar de pouco conhecida, também pode trazer os mesmos benefícios citados anteriormente: a banana abóbora.
Continue lendo esse artigo e descubra quais são as principais características dessa espécie da fruta.
Principais características da banana abóbora
Como dissemos anteriormente, a banana abóbora é a variedade da fruta menos conhecida no mundo todo, sendo o seu cultivo e consumo ainda considerados raros em relação aos demais tipos de bananas. Também chamada de “banana de porco”, essa espécie é dificilmente encontra à venda em verdurões ou supermercados por haver pouco cultivo e consumo.
Diz-se que o seu consumo é menor se comparado às outras bananas por conta do seu sabor pouco doce. Muitos produtos e revendedores acreditam que o seu sabor “menos agradável” faria os consumidores comprarem sempre as bananas tradicionais, como a nanica, prata, ouro, maçã, da terra, etc., e não a banana abóbora.
No entanto, quem conhece a banana abóbora sabe que, mesmo que ela seja menos adocicada que os demais tipos da fruta, quando está bem madura, o seu sabor também não deixa a desejar.
Os cachos dessa espécie são encontrados em peso e tamanho grandes, o que é normal entre todos os tipos de bananas, apesar de a própria unidade de banana abóbora ser maior quando comparada às outras. A sua coloração laranjada (cor de abóbora), tamanho grande e espessura grossa explicam bem o nome dessa variedade. Consequentemente, por ser mais colorida e grossa, a banana abóbora é considerada mais suculenta do que as demais bananas.
Deixe seu comentário