Curiosidades

Banana roxa (ou banana vermelha) é originária do Caribe

Banana roxa

Pouco conhecida no Brasil, a banana roxa, trazida ao território nacional no século XVI pelos portugueses, é proveniente de um cultivo muito antigo e pouco se sabia a respeito de sua origem. Hoje, é cultivada principalmente na Ásia, na África e na América do Sul, todavia, de fato a banana roxa (ou banana vermelha) surgiu no Caribe.

Nesse ínterim, por ter um clima propenso, o cultivo da banana vermelha foi amplamente difundido em algumas regiões brasileiras durante a colonização. Em Minas Gerais, por exemplo, foi plantada na cidade de São Tomé das Letras e em arredores, e foi devido a esse fato que o município em questão recebeu esse nome. Isto é, a banana roxa também é popularmente conhecida como banana São Tomé por ter sido trazida do país africano São Tomé e Príncipe.

Sendo assim, é possível perceber que, ao longo da história, a banana roxa percorreu diferentes partes do mundo e isso pode ter sido proporcionado pelas navegações e pela expansão do comércio europeu. Melhor dizendo, em alguns momentos da história, expansões comerciais europeias aproximaram os continentes do globo por meio da comercialização de produtos. Então, a Red Dacca – como é chamada na Austrália – pode ter sido usada como meio de troca entre europeus e asiáticos, por exemplo.

Estudos sobre o surgimento da banana roxa

Ao longo dos estudos a respeito de seu surgimento, muito se foi especulado. Recentemente, foi descoberto que foram os portugueses que trouxeram a banana roxa para o Brasil, mas antes disso cientistas e historiadores tinham indícios de que essa espécie já estava sendo consumida pelos indígenas antes da colonização portuguesa.

Além deste avanço historiográfico, hoje também é sabido que a banana roxa (ou banana vermelha) começou a ser cultivada no Caribe. Acreditou-se, por muito tempo, que sua origem tinha se dado no continente asiático, mais precisamente na região da cordilheira do Himalaia. Nesse caso, poderia ter surgido em um território que hoje engloba a Índia, a China, o Butão e o Nepal.

Apesar dessas especulações, os estudos comprovaram que a banana roxa surgiu no Caribe e nos dias atuais há um consenso acadêmico sobre esse assunto.

Características da banana roxa

Considerada uma das frutas mais antigas do mundo, a banana roxa é produzida por uma planta que pode chegar a três metros de altura. Essa espécie, cujo nome científico é Musa acuminata, do grupo AAA (o mesmo da banana de Cavendish), possui a casca avermelhada e é completamente diferente da banana tradicional. Nesse sentido, sua polpa é mais amarelada e é formada por centenas de caroços. Por esse motivo, ela não é mastigada como a banana comum, sendo necessário chupar os caroços.

Além disso, a banana originada no Caribe é menor que a banana tradicional e se abre como uma flor quando chega à fase de amadurecimento. Possui cores vibrantes e um cheiro forte e é comercializada como planta ornamental, o que representa dificuldade para os consumidores amplos encontrarem essa espécie nos mercados.

Pelo mundo, a banana roxa é conhecida de diferentes maneiras. Cientificamente, alguns nomes são:

  • Musa acuminata (Grupo AAA) ‘Red’
  • Musa sapientum rubra
  • Musa sapintum var. rubra
  • Musa rubra
  • Musa × paradisiaca var. rubra
  • Musa acuminata ‘Cuban Red’
  • Musa acuminata ‘Red Jamaican’
  • Musa acuminata ‘Jamaican Red’

Banana roxa

Propriedades da banana roxa

A banana vermelha é uma grande fonte de energia e, assim como a banana tradicional, pode ser uma grande parceira na hora de praticar exercícios físicos!

Dito isso, é necessário salientar os motivos pelos quais a banana roxa é indicada para uma alimentação saudável:

  1. Rica em nutrientes e sais minerais;
  2. Abundante em carotenoides, que dentre muitas qualidades, ajuda a prevenir tipos de câncer;
  3. Possui mais potássio, vitamina C e betacaroteno que a banana tradicional.

Como se dá o consumo da banana roxa?

É possível consumi-la de formas semelhantes ao consumo dos outros tipos de banana, ou seja, pode ser utilizada em doces, tortas, vitaminas, farofas e farinhas, salada de frutas e smoothies.

Diante disso, mesmo tendo características bem diferentes da banana tradicional, sua semelhança em relação às receitas se dá porque também detém um sabor adocicado e carne macia. Seu sabor, no entanto, lembra o da graviola e a polpa derrete facilmente na boca.

Todavia, especialistas recomendam que a banana roxa deve ser cozida, frita ou assada antes de ser consumida, por conta do cheiro forte que ela exala.

Curiosidade a respeito da banana roxa

Além dos vários benefícios à saúde e ao bem-estar humano que a banana roxa proporciona, cientistas descobriram, nos últimos anos, que ela também pode ser usada como fonte de energia renovável.

Isto é, a bananeira roxa (planta que dá origem à banana roxa) está começando a ser aproveitada para a transformação de matéria-prima em fontes renováveis.

Nas regiões sudeste e nordeste do Brasil, o cultivo de bananas de modo geral é muito forte. Desse modo, as bananeiras estão funcionando duplamente para o fornecimento de alimento e de energia. Melhor dizendo, ainda não há uso direto das fibras da bananeira roxa para a produção de energia, mas isso já está sendo estudado e testado por estudiosos dessas regiões.

Os estudos consistiram, primeiramente, na escovação do pseudocaule da bananeira roxa, e após isso foi feita uma divisão entre dois tipos de fibra retirados dela, que foram testados a temperaturas elevadas.

Destarte, a conclusão desse estudo foi de que a bananeira roxa apresenta boas propriedades para ser utilizada na produção de energia renovável.

Considerações finais

Com tudo o que foi apresentado, a banana roxa (ou banana vermelha) apresenta diversos benefícios para a sociedade.

Para o indivíduo, é altamente recomendado seu consumo e há diversas maneiras de inovar nos alimentos feitos com a banana. Para a população de modo geral, pode ser que a bananeira roxa auxilie no desenvolvimento sustentável para as futuras gerações.

Em suma, ainda bem que a banana roxa não ficou limitada ao Caribe e foi difundida entre todas as partes do mundo!

Deixe seu comentário