Curiosidades

Óleo de banana: conheça os seus benefícios e usos

A banana é considerada uma das frutas mais benéficas à saúde, uma vez que é rica em diversos nutrientes, como vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C, fibras, proteínas, potássio, magnésio, cálcio, ferro e ácido fólico, que podem fazer super bem ao corpo e a mente como um todo.

Por isso, a fruta é amplamente consumida em todo o mundo, seja na forma in natura, em receitas e produtos, como é o caso do óleo de banana, que você vai conhecer no artigo de hoje.

Assim como a fruta em si, que possui inúmeros usos, o óleo também é bem versátil, podendo ser utilizado para diversos fins, inclusive para compor a fórmula de cremes, hidratantes, perfumes e máscaras para o cabelo e pele ou até mesmo para dar aroma e sabor à medicamentos e outros alimentos.

Também chamado de Acetato de Amila, o produto é produzido em laboratório a partir da prensa a frio, o que resulta em um óleo com coloração amarelada, com sabor e odor semelhantes aos da fruta, sendo o seu principal uso voltado para amolecer esmaltes e proteger a pintura de carros.

Quer saber quais são os seus usos e benefícios? Então, continue lendo esse texto até o final e descubra tudo sobre o óleo de banana!

Para que serve o óleo de banana?

Assim como a própria fruta em si, o óleo de banana também possui os mesmos efeitos positivos desta, já que possui as mesmas propriedades nutricionais. Portanto, ele também pode ser usado para:

  • Prevenir câimbras e dores musculares;
  • Trazer maior sensação de bem-estar e humor;
  • Combater a insônia;
  • Fornecer mais energia ao corpo;
  • Hidratar e nutrir peles secas e escamosas, restaurando o seu pH normal;
  • Servir como protetor solar para a pele;
  • Combater o envelhecimento precoce da pele;
  • Reduzir a aparência de rugas e linhas de expressão;
  • Alisar o cabelo;
  • Hidratar e nutrir cabelos secos e opacos;
  • Restaurar o pH do couro cabeludo, eliminando a oleosidade excessiva e as caspas;
  • Tirar manchas da pele;
  • Eliminar o frizz do cabelo;
  • Oferecer brilho e volume aos cabelos opacos e finos;
  • Proteger os cabelos da poluição e do sol;
  • Ajudar no crescimento dos cabelos;
  • Combater a queda de cabelo e a calvície.

No entanto, a sua fama se dá mesmo por conta do seu uso como solvente de esmaltes e, ainda, para reduzir os riscos de arranhões na pintura de carros. Isso porque o óleo de banana é formulado a partir da reação de ácido acético com álcool amílico em meio ácido (ácido sulfúrico).

Confira, nos próximos parágrafos, como utilizar o óleo de banana para dissolver esmaltes e proteger a pintura de veículos automotivos.

O uso do óleo de banana em esmaltes e carros

Como falamos anteriormente, o uso do óleo de banana está ligado principalmente ao seu poder de amolecer esmaltes e proteger a pintura de carros. Isso porque ele possui entre os seus compostos substâncias solventes que ajudam nesses fins.

No caso de quem pretende usar o óleo de banana como amolecedor de esmaltes, a dica é pingar algumas gotas do óleo para eliminar a textura endurecida dos produtos. Muitas mulheres utilizam a acetona para essa tarefa, o que acaba deixando o esmalte com uma textura fina e sem brilho, fora o fato de que esta acaba por evaporar rápido e fazer com que o produto volte a endurecer, como antes ou pior ainda.

Além disso, o óleo de banana também pode ser utilizado para remover o esmalte das próprias unhas, servindo inclusive para evitar possíveis riscos de reações alérgicas e enfraquecimento das unhas, que muitas vezes a acetona provoca nos dedos de algumas pessoas.

Já no caso de quem está querendo se livrar daqueles incômodos arranhões na pintura do carro, a boa notícia é que algumas gotinhas de óleo de banana em um pedaço de algodão podem ajudar a remover os riscos do seu veículo e ajudá-lo (a) a economizar um dinheirinho. Trata-se de uma alternativa simples, rápida e, é claro, bastante econômica de acabar com as imperfeições superficiais da lataria em um piscar de olhos.

Como fazer o meu próprio óleo de banana? Veja passo a passo

Apesar de o óleo de banana se tratar de um produto bastante acessível, podendo ser encontrado em qualquer farmácia e supermercado, sem contar o preço em conta, há quem prefira preparar o seu próprio produto em casa, o que é bem possível e barato de fazer. Veja, a seguir, o passo a passo para fazer o óleo de banana em casa:

Passo 1: Junte duas cascas de banana frescas e corte-as em pequenos pedaços.

Passo 2: Em seguida, disponha os pedaços em um saco plástico e bata bem até que as cascas fiquem bem molhadas.

Passo 3: Feito isso, coloque os pedaços das cascas batidos em um frasco de vidro.

Passo 4: Agora, encha o frasco de vidro com óleo de amêndoas (ou qualquer óleo essencial de sua preferência) e leve para aquecer no sol durante 2 ou 3 dias.

Passo 5: Durante esse período, é recomendado que você sacuda o frasco, que deve estar com uma tampa hermética, a cada duas horas.

Passo 6: Passado esse tempo, descubra as cascas de banana frescas e repita os passos de 1 a 7. Depois, transfira a pomada para o primeiro frasco aos poucos.

Passo 7: Neste caso, você deve repetir o processo até que o cheiro de banana fique forte o suficiente.

Passo 8: Em seguida, filtre o óleo das cascas. Lembrando que a filtragem só deve ser feita depois que você sentir que o cheiro de bananas está forte o suficiente.

Passo 9: O óleo filtrado que estamos falando já é o óleo de banana propriamente dito.

Passo 10: Está pronto! Já pode usar o óleo de banana tranquilamente.

Deixe seu comentário