Curiosidades

Banana caturra é o nome dado à banana nanica no Sul do país

Banana caturra

A banana caturra e a Banana Nanica são a mesma fruta, porém, pode causar um pouco de confusão na cabeça da grande maioria das pessoas. No artigo, acompanhe os diferenciais e características dessa fruta que é tão consumida em diversas regiões do Brasil.

Banana caturra

A banana caturra causa um pouco de controvérsia, já que seu nome simboliza um tamanho menor e sua aparência é comprida, grossa e maior que a banana maçã. Na verdade, quem faz jus ao nome da banana é, na verdade, a sua árvore.

A bananeira que provém a banana caturra, possui baixa estatura e é originada da Ásia, porém, se adaptou bem às terras brasileiras. Mesmo com seu tamanho pequeno, essa bananeira produz uma quantidade considerável de banana, podendo produzir até 400 bananas e pesando mais de 40kg.

Cada cacho da bananeira mede em torno de 15 a 25 centímetros e a cada 100 gramas, carrega aproximadamente 90kcal. A banana caturra é consumida em grande quantidade por atletas e pessoas que fazem exercícios físicos com regularidade.

Isso porque ela tem uma quantidade muito concentrada de potássio, o que alivia câimbras e diminui a pressão arterial, evitando alguns riscos durante os treinos e competições. Além disso, é muito consumida por pessoas que estão de dieta em forma de panqueca ou mingau.

Os maiores benefícios

Rica em potássio, vitamina C e vitamina A, a banana caturra traz consigo benefícios que podem ser facilmente notados. Esses benefícios vão muito além das propriedades energéticas que ela possui, desde que consumida corretamente. Alguns diferenciais dessa fruta, são:

  • Nivelamento dos níveis de açúcar;
  • Presença de triptofano;
  • Possibilidade de consumo antes da fase madura.

A banana caturra, quando consumida meia hora antes ou depois de cada refeição, normaliza todos os níveis de açúcar presentes no sangue. Isso significa que ela promove muito mais energia, bem-estar e maior saciedade.

Inegavelmente, isso justifica porque tantas pessoas têm preferência em comer a banana em jejum, logo ao acordarem. Afinal, é difícil amanhecer o dia com a energia lá em cima e, por isso, a banana caturra é tão benéfica nesse quesito, pois faz com que a pessoa sinta mais disposição de forma quase imediata.

Essa curiosidade muita gente não sabe, mas a banana caturra é uma das principais fornecedoras de Serotonina para o ser humano. Ela ajuda a relaxar e deixa qualquer pessoa com um humor muito mais leve e melhorado.

Portante, com base nesses dados, a banana caturra é incluída na alimentação de pessoas que possuem Depressão, Ansiedade e Síndrome do Pânico. Com uma alimentação correta aliada à banana caturra, é possível controlar o mal estar de forma natural e progressiva.

Além disso, mesmo quando verde ela pode ser ingerida. Quando a banana está verde, muitas de suas vitaminas estão novinhas e em processo de formação. Com isso, se torna um alimento ativador do metabolismo e de mais energia.

Surpreendentemente, a banana caturra quando verde, também diminui em grande quantidade o colesterol ruim, aumenta o colesterol bom e diminui os riscos de acidentes cardiovasculares. Além disso, a sua casca permite que sejam feitos chás.

Banana caturra

Benefícios para aparelhos digestivo e intestinal

Para pessoas que possuem sérios problemas com digestão, a banana caturra auxilia na diminuição da queimação do estômago, na digestão e também deixa o estômago mais calmo. Isso porque ela é um alimento altamente nutritivo e, como dito anteriormente, possui o Triptofanato.

Ademais, a banana caturra é rica em fibras, o que faz com que melhore o trânsito intestinal. Porém, essa fruta precisa ser consumida junto a uma ingestão equilibrada de água. A fibra, quando consumida em excesso e sem acompanhamento da água, pode ressecar a flora intestinal e dificultar a evacuação.

Certamente, se cada pessoa ingerir a quantidade de água que é indicada para cada um, e consumir de forma correta e sem exageros a banana caturra, é bem provável que o intestino regularize e tenha um funcionamento normal.

Banana caturra para os diabéticos

As opiniões em relação ao consumo da banana caturra pelos diabéticos, são extremamente contraditórias. Algumas pessoas dizem que o consumo está liberado e outras dizem que não. A verdade é que a banana caturra tem um nível bem acentuado de amido e açúcar.

Com isso, dá para dizer que é uma fruta proibida. Porém, o seu índice glicêmico é baixo e isso significa que ela não eleva o nível de açúcar do sangue, não como os demais alimentos. Logicamente, qualquer pessoa diabética deve se atentar à quantidade consumida.

Assim, mesmo que a banana caturra não cause nenhum tipo de efeito adverso sério, é muito importante ver o que o médico tem a ver. Afinal, não existe somente um tipo de Diabetes e, dessa forma, o profissional saberá indicar a quantidade correta para cada caso.

Banana na estética

Já foi provado que o primeiro passo para ter pele e cabelo perfeitos, é a alimentação e tudo mais o que for ingerido. Assim como a água promove hidratação para a pele e evita ressecamentos, a banana caturra é uma ótima forma natural de hidratar e remover impureza dos cabelos e pele.

Isso se deve ao fato da banana caturra possuir vitaminas e minerais que restauram a umidade e reparam a área danificada e cansada. Para usá-la para fins estéticos, pode-se consumir a banana e usar somente a casca, passando a parte interna no rosto e deixando agir por meia hora.

Outrossim, outra forma de utilização muito popular e eficaz, é amassar a banana caturra quando estiver madura, acrescentar óleo essencial de sândalo e um pouco de Mel. Depois, basta misturar e aplicar no rosto ou cabelo. Para os cabelos, essa receita exige que eles sejam ressecados e sem vida.

Como é possível observar, é um alimento utilizado de formas universais e que em todas essas formas, traz diferenciais que deixam muitas pessoas impressionadas. Por isso, é um dos alimentos mais consumidos e procurados em todo o mundo.

Portanto, é possível dizer tranquilamente que a banana caturra é um dos alimentos mais completos, ricos e populares por aqueles que gostam de uma alimentação balanceada e segura.

Deixe seu comentário