Curiosidades

Banana prende ou solta o intestino? Descubra aqui!

Beber bons goles de água ao longo do dia e alimentar-se bem é o suficiente para que o sistema digestivo funcione no ritmo ideal. No entanto, em casos em que a constipação (conhecida popularmente como prisão de ventre) ou diarreia apareçam, é possível contar com alguns tipos de comidas que ajudam a liberar ou travar o trânsito intestinal.

Neste sentido, a banana, a fruta mais consumida entre os brasileiros, gera algumas dúvidas na hora de tentar resolver um desses dois probleminhas. E a pergunta que fica no ar é: afinal, banana prende ou solta o intestino?

Todos sabemos que a banana é uma das frutas nutritivas do nosso cardápio.

Isso porque ela possui inúmeras vitaminas e minerais benéficos à saúde, tais como carboidratos, potássio, fibras, vitamina B6, antioxidantes e vitamina C. Além disso, ela pode ser consumida das mais variadas formas, desde in natura até receitas como bolos, tortas, vitaminas, doces, mousses, etc.

No entanto, apesar de muito saborosa e excelente para a nossa saúde, há quem fique com um pé atrás quando o assunto é o funcionamento do intestino e consumo da banana. Há quem diga que a fruta prende o intestino, enquanto outros acreditam que ela pode facilitar o trânsito intestinal.

Qual será a resposta para essa pergunta, afinal? Se você também tem dúvidas se a banana prende ou solta o intestino, continue a leitura desse artigo e descubra tudo sobre o assunto!

Veja também:

O papel das fibras da banana

As fibras alimentares presentes nas frutas, como é o caso da banana, e, também, dos cereais, grãos e hortaliças, possuem um papel fundamental no funcionamento do intestino. Elas podem ser dos tipos solúveis (que dissolvem em água) e insolúveis (não solúveis em água).

Estes nutrientes, dos dois tipos, estão presentes nas bananas. As insolúveis passam intactas por todo o sistema digestivo. Ao chegarem no intestino, auxiliam na formação do bolo fecal e fornecem estímulos para que este trafegue até o fim do caminho.

Enquanto as solúveis são fermentadas pelas bactérias benéficas da região, retendo água e reduzindo a absorção excessiva de colesterol e glicose. Desta forma, ao consumir banana, é possível interferir diretamente trânsito intestinal e evitar problemas, como constipação (a famosa prisão de ventre) ou quadros de diarreias, bem como causá-los.

Neste sentido, há dois fatores que devemos levar em consideração antes de responder se banana prende ou solta o intestino: o primeiro é que, apesar de benéficas ao intestino e à saúde como um todo, as fibras alimentares, de modo geral, também devem ser consumidas de forma equilibrada – nem pouco e nem em excesso dentro da nossa alimentação.

E o segundo é que, se levarmos em conta que cada tipo de banana possui uma quantidade de fibras em sua composição, isso também influenciará na resposta para saber se a banana prende ou solta o intestino, o que vamos entender melhor nos próximos parágrafos.

Veja também:

O consumo excessivo de fibras alimentares

Como falamos anteriormente, o consumo excessivo de fibras na dieta também pode influenciar diretamente no funcionamento do intestino. Quando consumidas de maneira exagerada, as fibras podem causar fezes moles, além de movimentos intestinais frequentes, inclusive, a diarreia.

Isso porque o corpo acaba puxando água para jogar a fibra para fora do corpo, o que resulta na diarreia e, com ela, na desidratação. Em contrapartida, consumir mais fibras alimentares do que a média recomendada, e em um curto espaço de tempo, pode provocar a constipação, mais conhecida popularmente como prisão de ventre, além de problemas como gases, inchaço, cólicas e, ainda, a má absorção de minerais como magnésio, zinco, ferro e cálcio.

E, por mais que parece algo impossível ultrapassar as dosagens de fibras na alimentação apenas comendo banana, vale ressaltar que há outros alimentos presentes no cardápio diário que possuem esses nutrientes em sua composição e, portanto, é preciso ter bastante atenção para não extrapolar os valores diários recomendados.

E se você não sabe a quantidade ideal de fibras alimentares diariamente, existe uma tabela da Academia Nacional de Medicina dos Estados Unidos, que foi replicada pelo Instituto Linus Pauling da Universidade Estadual de Oregon, que orienta para as quantidades ideais para se consumir esses nutrientes em cada idade. Confira:

  • Crianças (meninas e meninos) de um a três anos de idade: 19 g por dia;
  • Crianças (meninas e meninos) de quatro a oito anos de idade: 25 g por dia;
  • Meninas de nove a 13 anos de idade: 26 g por dia;
  • Meninos de nove a 13 anos de idade: 31 g por dia;
  • Meninas de 14 a 18 anos de idade: 26 g por dia;
  • Meninos de 14 a 18 anos de idade: 38 g por dia;
  • Mulheres de 19 a 50 anos de idade: 25 g por dia;
  • Homens de 19 a 50 anos de idade: 38 g por dia;
  • Mulheres com mais de 51 anos de idade: 21 g por dia;
  • Homens com mais de 51 anos de idade: 30 g por dia;
  • Grávidas de todas as idades: 28 g por dia;
  • Mulheres que estejam amamentando de todas as idades: 29 g por dia.

Afinal, banana prende ou solta o intestino?

Muitas pessoas acreditam que a banana prende o intestino. No entanto, nem todos os tipos são responsáveis pela prisão ventre. Isso porque elas podem ser compostas tanto por fibras solúveis (que dissolvem em água) ou insolúveis (que não dissolvem em água), e em quantidades diferentes, é claro.

As bananas maçã e prata podem prender o intestino, uma vez que possuem menos fibras solúveis. Enquanto isso, a banana nanica pode ajudar na formação do bolo fecal e no bom funcionamento do trato intestinal, o que quer dizer que pode soltar o intestino, sendo considerada uma entre muitos alimentos laxantes.

Portanto, pode-se dizer que a banana pode prender ou soltar o intestino. O efeito do consumo vai depender de qual tipo de banana você vai comer e da quantidade de fibras – solúveis ou insolúveis – cada uma possui.

Gostou de saber se banana ou prende ou solta o intestino? Esse artigo foi útil para você? Compartilhe-o!

Até a próxima!

Deixe seu comentário