Curiosidades

Banana figo: conheça suas características e benefícios

Banana figo

A banana é uma das frutas mais consumidas no Brasil. Por pessoa, o consumo chega a 25 kg por ano. E uma das razões é a grande variedade de espécies, como a banana figo, que é rica em nutrientes e chama atenção por poder ser inserida em várias receitas.

Essa espécie de banana é conhecida ao redor do país por diversos nomes, podendo ser encontrada por banana pão, banana marmelo, banana tanga, banana jasmim e algumas outras variedades de nomes, a depender da região.

Isso quer dizer que o cultivo ocorre em várias regiões, no entanto, está concentrado em estados como Goiás e Minas Gerais. Em outros países a banana figo também pode ser cultivada, o que facilita o acesso à fruta.

Características típicas da banana figo

Essa fruta possui um sabor mais doce do que as outras espécies de banana, o que é um atrativo para que seja utilizada na alimentação em diversas dietas. Além disso, a casca é resistente e o tamanho não chega a ser grande.

O preparo pode ser realizado de diversas formas, o que é mais uma característica que facilita o consumo, pois é versátil e fácil de ser introduzida na alimentação. Ela pode ser utilizada com preparo:

  • Frito
  • Cozido;
  • Assado;
  • Cru.

É possível consumir esse tipo de banana ainda verde e nesse caso o aconselhável é fritar a banana dentro da própria casca. Como ainda não está madura, a doçura não é muito acentuada e o calor da fritura faz com que ela fique mais doce. Por isso, se torna mais agradável ao paladar, além de receber uma textura cremosa e atrativa.

No estado antes de chegar à fase madura, ela pode ser utilizada como substituição para alimentos como mandioca e batata, pois compõe a refeição com a textura parecida a esses carboidratos.

E a textura é justamente uma das características que definem bastante a banana figo, pois é diferente dos outros tipos e pode lembrar um pão. Por isso, e por não ter um sabor muito forte, muitas vezes, ela é chamada de banana pão.

Características nutricionais

Como a banana figo pode ser consumida tanto madura quanto verde, é importante analisar a parte nutricional nesses dois estados. Assim, é possível entender em qual fase da fruta o consumo é mais adequado para cada caso.

Antes de atingir a fase madura, a maior concentração que a fruta possui é de amido. Mas conforme vai se intensificando o processo de maturação, o amido dá lugar à frutose, glicose e sacarose, por isso, a tendência é o sabor mais doce com a maturação.

Depois de madura, a taxa de gordura dessa espécie de banana é pouca, assim como a taxa de proteína. Mas isso não quer dizer que os nutrientes são poucos, muito pelo contrário. E alguns dos principais nutrientes presentes são:

  • Ferro;
  • Fibra;
  • Potássio;
  • Vitaminas C, B1, B2 e B6;
  • Cálcio.

Esses e muitos outros nutrientes, bem como a versatilidade de preparo que a fruta possui, permitem que ela seja utilizada tanto em receitas doces como salgadas, com resultados saborosos e muito nutritivos.

Banana figo

Benefícios aos introduzir a banana figo na alimentação

Muitos são os benefícios que essa fruta oferece ao organismo humano e um dos que mais ganham destaque é o combate ao estresse e ao cansaço. Nesses dois quesitos, a fruta pode ser uma aliada se consumida entre as refeições.

Além disso, ela auxilia diretamente na qualidade da digestão e no bem-estar estomacal. Esse é um recurso para quem possui problemas com o aparelho digestivo e quer buscar alimentos que ajudem nessa questão.

Ademais, o controle do nível de açúcar no sangue pode receber auxílio com a inclusão de banana figo na dieta, o que traz diversos benefícios à saúde, como auxiliar na prevenção a doenças crônicas como a diabetes.

Outrossim, a banana conta com um papel importante em dietas restritas que podem causar alteração no funcionamento do intestino. Com as fibras que ela possui, o consumo auxilia na regulagem do aparelho intestinal sem a necessidade de remédios.

Outro benefício que a banana figo possui e que é importante é que as vitaminas presentes na composição da fruta oferecem sensação de bem-estar ao organismo, o que deixa a pessoa mais ativa para as atividades diárias.

Aliás, isso tem relação com a vitamina B presente na banana, pois ela é responsável por auxiliar o sistema nervoso no processo de relaxamento, o que também beneficia o corpo com sensações agradáveis.

Quem está de dieta também pode aproveitar o benefício da saciedade que a banana proporciona ao organismo. Com isso, a pessoa consegue ficar satisfeita por muito mais tempo, o que ajuda a manter os horários de alimentação estabelecidos na dieta.

Benefícios para o cérebro

Conforme visto mais acima, a banana figo é rica em vitamina B6. Em conjunto a isso, também é fonte de potássio e triptofano. Isso quer dizer que a fruta é extremamente benéfica para o desempenho cerebral.

Entre vários benefícios que garante ao cérebro, a consequência de um deles é o bom-humor.

O consumo com regularidade desse tipo de fruta auxilia na liberação de substâncias cerebrais que causam melhora no humor. Isso é essencial para o cotidiano acelerado da maioria das pessoas.

Auxílio na atividade física

Igualmente a outros tipos de bananas, a banana figo possui alto índice de potássio, podendo chegar a 370 miligramas a cada porção de 130 gramas da fruta. Por isso o consumo da fruta é tão importante e recomendado para auxiliar no rendimento em exercícios físicos, pois evita câimbras.

Isso é válido tanto para atletas como para pessoas que praticam qualquer tipo de exercício.

Com todas essas informações sobre a nutrição, características e benefícios dessa espécie de banana, fica mais simples entender os motivos pelos quais a fruta é uma das mais consumidas no país.

E com todas as características versáteis que facilitam o consumo e com os enormes benefícios que a banana figo oferece, você pode incluir a banana figo na sua alimentação com tranquilidade e passar a usufruir de todas as vantagens que ela oferece.

Deixe seu comentário