Curiosidades Receitas com Banana

Banana Ouro: conheça os seus benefícios e aprenda receitas

Banana Ouro

A banana é a fruta mais consumida no Brasil e no mundo. E a “amarelinha” é digna da fama que tem por ser altamente nutritiva e energética, capaz de proporcionar inúmeros benefícios à saúde. Aqui no blog, você já conheceu algumas das principais variedades da fruta que são mais conhecidos no país, como as bananas nanica, da terra, prata e abóbora.

No artigo de hoje, dando continuidade à nossa série sobre os tipos de bananas, você vai conhecer mais sobre a banana ouro. A espécie da fruta, docinha e perfumada, é a menor entre as demais encontradas em terras brasileiras, mas engana em relação à quantidade de calorias, que é a mais alta entre todas.

Portanto, não é nem de longe a mais recomendada para dietas de emagrecimento. Quer saber mais sobre a banana ouro? Então, continue lendo esse artigo até o final e conheça os seus benefícios.

Principais características

Banana Ouro

Apesar de muita gente achar que as bananas são todas iguais, cada uma das variedades da fruta possui características diferentes, com relação ao tamanho, sabor, textura, cor, calorias, formato, quantidade de nutrientes e até tempo de armazenamento.

A banana ouro, por exemplo, é a menor entre todos os tipos da fruta encontrados no Brasil, com tamanho menor que 10 centímetros. A variedade é mais comumente produzida na região demarcada desde o litoral de Santa Catarina até o Espírito Santo.

As suas principais características incluem polpa doce e perfumada, formato cilíndrico e casca de cor amarelo-escuro e bem fina. No entanto, o seu tamanho pequenino engana muita gente, que acha que, por ser menor, a banana ouro pode conter menos calorias que os demais tipos de banana.

Na verdade, a banana ouro é uma das mais calóricas entre todas as variedades, chegando a conter até 120 calorias para cada 100 gramas de fruta. Por este motivo, ela não é a mais indicada para pessoas que estejam querendo adicionar a fruta a uma dieta de perda de peso.

Benefícios

Apesar de extremamente calórica, a banana ouro também tem os seus benefícios no corpo humano. Na mesma proporção em que o consumo dessa variedade da fruta não é indicado para quem está querendo emagrecer, ela é altamente indicada para pessoas com problemas de coração, de pressão alta e nos rins.

Isso porque a banana ouro possui em sua composição níveis baixíssimos de gordura e sódio, o que pode representar uma vantagem na alimentação desses pacientes. Além disso, por ser uma excelente fonte de potássio, contendo cerca de 370 mg deste poderoso mineral, a fruta pode ser usada como um recuperador de energia no corpo e, ainda, favorecer o desenvolvimento muscular.

Valores nutricionais da banana ouro

Banana Ouro

Para não restar mais dúvidas quanto aos benefícios da banana ouro para a saúde, confira a seguir a os valores nutricionais da fruta na nossa alimentação:

  • Calorias: 120 Kcal
  • Potássio: 370 mg
  • Carboidratos: 28 g
  • Vitamina C: 20 mg
  • Proteínas: 1 g
  • Ferro: 1,6 mg
  • Gordura: 1g
  • Sódio: 0 mg

Receitas com banana ouro

Agora que você já sabe tudo sobre a banana ouro, chegou a hora de aprender algumas receitinhas práticas e fáceis de fazer para começar a inserir essa poderosa fruta na sua alimentação. Vamos lá?

Croquete de banana ouro

Banana Ouro

Ingredientes

  • 5 bananas (que não estejam muito maduras);
  • 2 ovos batidos (para dar liga);
  • 2 xícaras de farinha de rosca;
  • Óleo para fritar.

Como fazer

O primeiro passo para fazer o seu croquete é cortar as bananas em três pedaços e, em seguida, passá-las no ovo batido e depois na farinha de rosca. Feito isso, leve-as para fritar em óleo quente até que adquiram uma textura crocante e dourada. Está pronto o seu croquete de banana ouro. Agora, é só servir com pratos assados. Fica uma delícia!

Banana ouro flambada à brasileira

Banana Ouro

Ingredientes

  • Cascas de limão;
  • 6 bananas ouro descascadas;
  • 4 colheres (sopa) de rum;
  • 2 goiabas vermelhas;
  • 4 bolas de sorvete de goiaba.

Como fazer

Primeiro, é preciso fatiar as bananas e as goiabas e colocá-las em pratos separados. Depois, comece a regar cada um dos pratos com uma colher de rum. Feito isso, ponha fogo e espere até flambar completamente.

Depois que o fogo apagar, acrescente o sorvete e enfeite a receita com folhinhas de casca de limão. Pode servir à vontade em seguida.

Deixe seu comentário