Curiosidades

Veja todos os tipos de banana mais comuns no Brasil

Todos os tipos de banana

O Brasil não consome e nem produz todos os tipos de banana, mas certamente é um dos países que mais produz e consome bananas no mundo.

Isso não é um achismo, é um fato comprovado em números. O brasileiro consome 25 quilos de banana por ano. O Brasil ocupava até 2018 o terceiro lugar na produção mundial de bananas com mais de 6 milhões de toneladas ano, ficando atrás apenas de China e Indonésia. Atualmente está em quarto, ultrapassado pela Índia, mas sem dúvida se mantém entre os maiores produtores do mundo.

Apesar desses números não se destaca na exportação, exportando “meras” 79,4 mil toneladas anuais.

Existem quase mil tipos de bananas, mas apenas 100 são variedades cultiváveis em todo o mundo.

No Brasil os maiores produtores de banana são as regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

A origem de todos os tipos de banana

Quem é a pátria mãe de todos os tipos de banana? Não se tem certeza sobre o local de origem da banana, mas historiadores suspeitam que se trata do fruto mais antigo do planeta e tenha surgido no sudeste da Ásia.

Teria se popularizado na Europa quando chegou aos conhecimentos do império Romano. No Brasil, a entrada da fruta teria se dado pela chegada dos portugas exploradores e colonizadores.

Contudo, há relatos de que o fruto alongado e de casca amarela já tinha espécies nativas em nosso solo.

Independente de como tenha chegado no Brasil, o fato é que o fruto se adaptou muitíssimo bem em nosso clima e no nosso solo, se reproduzindo em abundância e celeridade.

Como informado mais acima, o Brasil é o país que mais consome banana depois da China.

A fruta está presente na dieta do brasileiro seja na forma in natura, frita, em meio a doces, receitas de bolo, sobremesas, vitaminas, junto a comida, não importa como, banana é sucesso garantido em nosso país.

A classificação de todos os tipos de banana

Mas afinal do que se trata a banana, que tipo de categoria de fruta se encaixa?

A banana é uma fruta angiosperma identificada no campo científico como Musa. Atualmente é cultivada em várias regiões do planeta, principalmente as de clima tropical, notadamente o caso do Brasil.

É considerada uma fruta partenocárpica, pois se reproduz assexuadamente. Isso ocorre por meio da propagação vegetativa.

Os caules subterrâneos são chamados rizomas e crescem horizontalmente. Desses caules, rizomas, nascem folhas que vão dar origem a uma nova bananeira.

Ou seja, surge uma bananeira, ela se desenvolve, dá frutos e enquanto isso os rizomas estão crescendo por debaixo da terra e formando novas folhas que vão originar uma nova bananeira.

Sem dúvida tal propagação é lucrativa e explica porque é tão abundante em nosso país, pois solo fértil e privilegiado de sol é que não falta para que se desenvolva continuamente.

Apesar de pertencer à mesma família e apresentar similaridades, cada “Musa” tem particularidades próprias.

Por exemplo, tem a Musa sapientum, mais conhecida por aqui como banana-ouro brasileira, que é pequenininha, não medindo mais que 10 centímetros e não passando de 50 gramas.

Mas também tem a Musa ingens, o extremo oposto, tem 50 centímetros de comprimento e pode chegar a pesar até 1 quilo. (plantada nas florestas da Nova Guiné).

Como informado acima, o Brasil não produz todos os tipos de banana, mas não falta variedade aqui.

Abaixo, vamos apresentar as principais espécies de banana cultivadas em nosso solo e suas principais características.

Confira!

Todos os tipos de banana

Todos os tipos de banana: a nanica

Sem dúvida a banana-nanica é uma das mais populares no Brasil, mas causa certa confusão, porque apesar do nome, não é a menor banana entre as espécies.

O nome é inspirado na árvore em que cresce, que é bem pequena.

Cada banana-nanica tem aproximadamente 86 gramas, quantidade que rende 79 calorias a mais para os seus consumidores.

É uma banana bastante recomendada para atletas e pessoas que usam de diuréticos. Esse tipo de banana é rica em potássio e magnésio, nutrientes que são extraídos do organismo pelo suor e pela urina, portanto, a banana-nanica é uma boa fonte de reposição.

Todos os tipos de banana: a da terra

Prosseguindo sobre todos os tipos de banana populares no Brasil, com certeza é uma boa pedida banana-da-terra em pratos fritos ou cozidos. É a variação da fruta com mais quantidade de vitamina A e C.

Portanto, é uma fruta indicada para tratar de problemas de pele, como envelhecimento precoce, e reforçar o sistema imunológico contra a ação nociva de vírus e bactérias.

A banana-da-terra é a maior espécie do país, seus frutos podem chegar a medir 26 cm de comprimento e pesar até meio quilo.

Uma unidade dessa banana rende 192 calorias distribuídas em 150 gramas.

Com certeza fornece energia para dá e vender. Além das vitaminas citadas também tem vitamina B1 e Tiamina.

Todos os tipos de banana: a prata

A banana-prata é conhecida por ser uma das mais duráveis.

Pode ser consumida até 4 dias depois de seu amadurecimento. É muito usada em receitas de doces, pois a sua polpa é bem consistente, mas isso não impede que seja consumida in natura ou em vitaminas.

Uma das  menos calóricas, contém apenas 68 calorias e pesa 70 gramas, aproximadamente.

É a banana mais rica em vitamina C, além de ter bom teor de potássio e como toda banana não lhe falta fibras e carboidratos.

Banana-maçã

Seguindo com a lista de todos os tipos de banana populares no Brasil, a do tipo maçã é a que menos tem calorias das produzidas no país, apenas 47 calorias em um corpinho de 55 gramas.

No entanto, não é a melhor opção para o preparo de doces, porque demora a ficar marrom. Em compensação não há outra que se equipare em termos de ofertas de proteínas e fibras.

Também é campeã em manganês e fósforo, por isso sendo indicada para o fortalecimento dos ossos e na alimentação de criança e idosos.

Banana-ouro

Como já informado mais acima, é a menor das bananas, tem cerca de 40 gramas e 44 calorias. É uma das melhores para ser consumida in natura, pois tem uma polpa doce e perfumada.

Gostou deste conteúdo sobre todos os tipos de banana? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós.

Deixe seu comentário