Receitas com Banana

Como desidratar banana?

Cada vez mais popular ao redor do mundo, a atividade de desidratar banana é uma forma fácil e prática de manter as bananas comestíveis por muito mais tempo, ou simplesmente garantir a ela uma nova consistência. A banana desidratada é deliciosa como um lanche rápido, além de facilitar seu transporte em qualquer lugar.

Além disso, elas podem ser reidratadas para doces e, sobretudo, recuperar aquela banana já passada que aparentemente não tem solução. A grande vantagem de desidratar banana em casa é que você garante, para além das facilidades e novidades do produto, que os principais ingredientes daquela banana serão mantidos, e que ela continuará tão saudável como quanto estava fresca.

Isso significa que trata-se de uma forma de manter os minerais, vitaminas e tantos outros nutrientes presentes na banana por um longo tempo. O ideal para desidratar banana em casa é ter um pequeno desidratador, que facilita muito o trabalho – geralmente um processo razoavelmente lento. Se você não tiver o produto, no entanto, não é nenhum problema.

A banana desidratada pode ser feita no forno com alguns ajustes simples. Com o tempo, no entanto, se você gostar do resultado, é sempre interessante considerar a compra do aparelho para desidratar.

Saiba como desidratar banana em casa, aproveitando-se de todos os seus benefícios:

Como desidratar bananas?

O processo de desidratar banana costuma ser um pouco longo, mas é bastante fácil, para quem já possui algum experiência no cozinha. A primeira dica é que, antes de você começar a mexer com as frutas, tenha deixado elas na geladeira (ainda com casca) por algum tempo. Isso tornará mais fácil o manuseio, e poupará você de uma fruta escorregadia e que é mais facilmente amassada.

Com esta dica em mente, é hora de descascar e fatiar. A maior parte da pessoas prefere fatiar em rodelas de um dedo de altura. É uma boa opção, no entanto, fatiar as bananas ao comprido, em pedaços com a mesma altura das rodelas. A prática dá uma opção ainda mais interessante de lance, que pode ser misturada com outros ingredientes.

Em uma tigela ou assadeira, tempere as fatias de banana com aquilo que você eleger melhor. Uma excelente dica é borrifar um pouco de suco de limão sobre as fatias, em seus dois lados. Isso garantirá um equilíbrio de sabor e uma aparência mais interessante aos pedaços de banana.

Distribua as bananas na assadeira que você pretende utilizar. Se você possui um desidratador, ele já é apropriado para isso. Algumas assadeiras de forno, no entanto, costumam aquecer e “torrar” a banana em vez de secar a fruta. Neste caso, considere utilizar uma grelha ou uma proteção de silicone própria para o forno. Certifique de que os pedaços não estejam sobrepostos, pois isso dificulta o processo.

Ligue o desidratador ou forno. Se houver desidratador, utilize a temperatura recomendada. No forno, no entanto, será necessário obter uma temperatura entre 50 e 60 graus Celsius. Como a temperatura geralmente não está disponível nos fornos comuns, será necessário deixar parte da tampa aberta – ou mantê-la completamente aberta, dependendo do caso – garantindo a obtenção da temperatura adequada.

O tempo pode variar entre seis e doze horas, e é importante não tentar apressar o processo, para evitar que as bananas acabem torradas.

Deixe seu comentário