Receitas com Banana

Como fazer doce de banana?

Como fazer doce de banana

Um bom doce de banana é capaz de despertar mais do que apenas o paladar. Além de delicioso, o doce de banana é parte das memórias de infância de muitas pessoas, pois era uma receita simples, acessível e deliciosa, fácil para garantir o doce de toda a família.

Fala-se que a origem do doce de banana, também chamado de bananada, vem dos escravos. No período colonial, os donos das terras desprezavam as bananas muito maduras, que eram dadas as escravos. Para aproveitar a fruta já com aparência e consistência problemáticas, os escravos faziam um doce com essas bananas, que ganhou fama ao longo dos anos.

A grande vantagem de um doce de banana é que ele pode ser muito versátil. A receita básica geralmente é a mesma: bananas maduras, água, açúcar e alguns condimentos à gosto – especialmente a canela.

A partir dessa receita, no entanto, o único limite é a criatividade. Há poucas coisas com as quais a banana não combina, e todas as outras podem gerar uma variação fantástica. Confira como fazer doce de banana, e quais as inúmeras variações às quais você pode recorrer:

Receita básica de doce de banana

A receita básica de doce de banana leva os seguintes ingredientes:

  • 5 bananas maduras (em geral, a banana nanica é a mais indicada);
  • ¾ de xícara de chá de açúcar cristal;
  • 1 colher de chá de suco de limão;
  • Canela em pó a gosto;

Para fazer a bananada, o procedimento é absolutamente simples. Descasque as bananas e corte em pedaços bem pequenos. Se preferir, amasse as frutas para acelerar o processo. Coloque as bananas e o açúcar em uma panela em fogo médio. Mexa sem parar durante 10 minutos para evitar que as frutas queimem.

Após o período, adicione o suco de limão e a canela em pó. Se você não gosta de canela, pode evitar o uso do condimento. Siga mexendo o doce até que ele atinja a consistência que você deseja. Quando isso ocorrer, pode retirar do fogo transferir para um recipiente onde ele vá esfriar.

Variações e ideias

Para muitas pessoas, o doce de banana simples é apenas o início de uma série de opções que podem incrementar a receita. Alguns preferem, por exemplo, que a banana não esteja tão incorporada à receita, possibilitando encontrar, ainda, alguns pedaços maiores da fruta enquanto você come.

Outras receitas preferem caramelizar alguns pedaços grandes de banana que serão incorporados mais tarde à receita. Neste caso, a fruta caramelizada cai excepcionalmente bem com sorvete de creme.

Outra ideia é trocar o açúcar refinado pelo açúcar mascavo. A troca não afeta apenas em relação à saúde, mas gera toda uma mudança interessante nos sabores do doce. Vale a pena experimentar a receita. Outras pessoas preferem substituir o suco do limão pelo suco de meia laranja espremida. Isso dá uma complexidade maior ao sabor do doce.

As coisas tornam-se ainda mais interessante quando o doce de banana começa a ser misturado com outras receitas. Uma excelente combinação, por exemplo, é misturar a receita com brigadeiro branco de nozes, o que cai especialmente bem com pão de forma.

A combinação com chocolate ou coco ralado, por exemplo, também é excelente. Outra ideia útil é colocar alguns pontos crocantes, como nozes, castanhas e sementes, que dão um toque especial ao doce de banana clássico.

Deixe seu comentário