Receitas com Banana

Como fazer mingau de banana?

Como fazer mingau de banana

Para muitas pessoas, fazer mingau de banana é um exercício nostalgia. Para outras, é uma forma de começar o dia muito bem. A verdade é que fazer mingau de banana garante uma refeição nutritiva para que o dia comece com todo o seu potencial através de uma receita prática e bastante rápida.

 

Muitas pessoas simplesmente esquecem da possibilidade de fazer mingau de banana, pois pensam que é uma opção para crianças. Na verdade, a receita é muito nutritiva para quem precisa começar o dia com energia, além de conter bastante fibra.

Saiba como fazer mingau de banana em diferentes versões, para garantir que seu dia já comece bem alimentado:

Receita tradicional de mingau de banana

A receita tradicional para fazer mingau de banana inclui aveia de dois tipos – em farelo e em flocos – além de essência de baunilha para adicionar sabor ao mingau. Não é nenhum problema, no entanto, se você quiser comprar apenas um tipo de aveia, ou se preferir trocar o mel por adoçante. Tudo depende de suas preferências e disposição. Os ingredientes utilizados são:

  • 1 colher de sopa de farelo de aveia;
  • 1 colher de sopa de aveia em flocos;
  • 1 xícara de chá de leite desnatado;
  • 1 banana;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • 1 colher de chá de mel;
  • 1 colher de chá de canela em pó;

Para fazer a receita, amasse a banana. Algumas pessoas gostam de reservar algumas fatias finas para colocar sobre o mingau na hora de servir, o que é uma boa ideia. Reserve essas bananas amassadas.

Aqueça o leite em uma panela, colocando toda aveia, mexendo sempre até engrossar. Quando engrossar, desligue o fogo e coloque a essência e o mel, mexendo mais um pouco. Adicione a banana amassada ao mingau, mexendo mais uma vez até que esteja bem espalhada. Sirva as porções individuais e polvilhe a canela em pó por cima, adicionando os pedaços de banana, caso tenha reservado algum.

Receita fácil

Ainda mais fácil que a receita tradicional do mingau, é a versão prática. Para fazer mingau de banana deste jeito, utiliza-se ainda menos ingredientes. Basta ter à disposição:

  • 2 xícaras de leite integral;
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo;
  • 1 banana;
  • 5 colheres de sopa de aveia em flocos;
  • Canela em pó a gosto;

O procedimento, neste caso, é basicamente o mesmo da receita anterior. Algumas pessoas preferem misturar a aveia ao leite e ao açúcar antes de levar ao fogo, utilizando apenas parte do leite. Em seguida, esquentam o leite restante na panela e, quando ele começa a ferver, adicionam a mistura feita com a aveia para engrossar. O método dependerá de suas preferências.

Em seguida, adicione a banana amassada e mexa lentamente até misturar bem. Sirva individualmente o mingau e polvilhe a canela sobre ele. Você pode substituir o açúcar po mel, e pode picar parte da banana para adicionar sobre o mingau, junto à canela. Isso dá mais textura e um toque adicional ao resultado do produto.

Deixe seu comentário