Receitas com Banana

Como fazer panqueca de banana?

Como fazer panqueca de banana

Quantas vocês por semana você acorda, levanta da cama e prepara um café da manhã de verdade, com direito até mesmo a panqueca de banana e um suco natural? É possível que sua reação imediata tenha sido pensar que sua rotina não permite tempo para isso, o que é uma grande verdade na vida da maior parte das pessoas.

 

Ao mesmo tempo, é comum que rapidamente eliminemos hábitos saudáveis de nossas vidas sem nem mesmo refletir sobre o quanto tempo eles realmente consumiriam a mais em nossa rotina. Fazer uma panqueca de banana, por exemplo, pode tomar menos de 10 minutos, e faz toda a diferença ao garantir uma alimentação mais completa e saudável.

Por isso, o desafio é o seguinte: em vez de rejeitar a possibilidade de comer melhor, tente fazer – ao menos em um dia da próxima semana – uma das receitas a seguir, na versão tradicional ou light, de panqueca de banana. Você perceberá que seu tempo não foi tão afetado assim, e que a qualidade da sua alimentação terá melhorado drasticamente.

Confira essas duas receitas de panqueca de banana, e mãos à massa:

Panqueca de banana

Na receita tradicional de panqueca de banana, os ingredientes utilizados são:

  • 2 bananas bem maduras (preferencialmente, bananas nanica);
  • 2 ovos;
  • 1 colher de chá de manteiga;
  • ¼ de colher de chá de canela em pó;
  • Castanhas ou nozes a gosto, sem sal, picadas (opcional);
  • Mel a gosto;

Para preparar a receita, basta picar as castanhas ou nozes – se você for utilizar os ingredientes crocantes e reservar. Se não for utilizar eles, o resto da receita permanece inalterado. Descasque as bananas e coloque em uma tigela onde você possa amassá-las com facilidade. Amasse bem, até o ponto em que não restem pedaços significativos da fruta.

Em outro recipiente, bata os ovos, o suficiente para que virem um líquido homogêneo, e junte-os às bananas e o outros ingredientes – exceto o mel. Misture bem, até que resulte em uma massa líquida e homogênea.

Coloque a manteiga na frigideira até derreter em fogo médio. Na frigideira, coloque porções da massa para que forme unidades do tamanho que você deseja. Se você preferir pequenas panquecas, é possível fazer mais de uma ao mesmo tempo. Quando as bordas estiverem douradas, vire a panqueca. Em geral, leva menos de um minuto virado para cada lado da frigideira.

As panquecas estarão prontas para servir. O ideal é comê-las ainda quentes ou mornas, adicionando o mel sobre elas.

Panqueca de banana light

Se você prefere uma versão com mais fibras, para obrigar o corpo a trabalhar por seus nutrientes, pode recorrer à versão de panqueca de banana light ou integral. Neste caso, a recomendação é o uso de aveia em flocos. Serão necessários os seguintes ingredientes:

  • 1 banana bem madura (preferencialmente nanica);
  • 2 ovos;
  • 1 colher de sopa de aveia em flocos;
  • 1 pitada de noz-moscada ou de canela em pó;

O procedimento é basicamente o mesmo do anterior. Neste caso, alguma pessoas preferem levar os ingredientes ao liquidificador, para garantir que a massa esteja completamente homogênea. Novamente, unta-se a frigideira com a exposição por um minuto em cada lado, em fogo baixo ou médio. Depois de pronta, você pode servir com mel, frutas ou com algum tipo de queijo jovem.

Deixe seu comentário