Receitas com Banana

Bolo de banana: como fazer + 13 receitas fáceis e gostosas!

Bolo de banana

A banana é a fruta favorita dos brasileiros! E, além de nutritiva, ela também é bastante versátil, podendo servir das mais variadas formas à mesa, seja misturada a outros alimentos na cozinha, como iogurtes, farinha láctea ou aveia, ou como ingrediente principal de receitas, como é o caso do bolo de banana.

O bolo de banana é uma das melhores e mais saborosas maneiras de aproveitar o gosto e os benefícios da banana para a saúde, que vão desde fornecer mais energia ao corpo, melhorar o humor e até ajudar a emagrecer. Inclusive, para quem está querendo perder alguns quilinhos extras na balança, existe uma versão e deliciosa fitness dessa receita.

Além de gostoso, o bolo de banana deixa um cheirinho delicioso pela casa e combina com um cafezinho quente e fresco para o café da manhã ou lanche da tarde. E se você sempre quis aprender como fazer bolo de banana, com uma massa fofinha e de dar água na boca, esse é post é para você!

Aprenda, a seguir, receitas fáceis e rápidas de bolo de banana para você experimentar e servir toda a família! Vamos lá?

Veja também:

Como fazer bolo de banana simples

Bolo de banana

Ingredientes:

  • 4 ovos;
  • 4 colheres (sopa) de margarina;
  •  2 xícaras (chá) de açúcar;
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • Açúcar e canela para polvilhar;
  • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó;
  • 1 colher (café) de bicarbonato de sódio;
  • 4 bananas-prata maduras amassadas com o garfo.

Como preparar:

O primeiro passo para fazer o seu bolo de banana simples é misturar os ovos com a margarina e o açúcar até obter uma mistura bem cremosa e homogênea. Em seguida, adicione a farinha e mexa bem.

Agora, acrescente o fermento, o bicarbonato e, por fim, as bananas amassadas e misture bem. Feito isso, o próximo passo é despejar a mistura em uma fôrma já untada e polvilhada com açúcar e levá-la para assar em forno em temperatura média, pré-aquecido a 200 °C, por um período de 40 minutos ou até a massa dourar. Prontinho! Desenforme. Depois, é só servir morninho!

Veja também:

Receitas de bolo de banana fáceis para você experimentar

Bolo de banana

É claro que o bolo de banana simples, por si só, já é uma delícia e pode ser servido tranquilamente no café da manhã ou lanche da tarde para agradar toda a família.

Porém, você também pode apostar em algumas receitas para lá de saborosas para incrementar esse prato e surpreender o paladar de todos na sua casa! Anote as sugestões de receitas de bolo de banana que nós vamos listar a seguir!

1 – Bolo de banana com aveia: Essa receita de bolo de banana é uma opção para quem quer comer uma receita mais saudável no café da manhã ou lanche da tarde. A aveia é uma excelente fonte de fibras e, portanto, poderá trazer muitos benefícios, junto com a banana, ao ser utilizada como ingrediente no preparo desse bolo. Vale a pena experimentar!

2 – Bolo de banana fit: Para quem não dispensa um café da manhã ou lanche da tarde saudável, sem muitas calorias e que ajude no fornecimento de energia ao corpo para as atividades físicas diárias, esta receita é perfeita. Ela combina tudo isso em um único prato e, o melhor, sem perder o sabor.

3 – Bolo de banana caramelada: Já para os fãs de bolos mais doces, o bolo de banana feito com banana caramelada é a escolha ideal. Com o açúcar derretidinho, é possível deixar essa receita com ainda mais sabor e mais molhadinha. É de dar água na boca!

4 – Bolo de banana com canela: O bolo de banana é muito prático e você pode fazer até mesmo para aproveitar bananas bem maduras que não gostaria de descartar. Para isso, você pode complementar a receita com especiarias, como é o caso da canela, que pode oferecer um sabor todo especial à massa. Fica uma delícia!

5 – Bolo de banana fofinho: E para quem não dispensa uma massa fofinha para saborear, esta receita de bolo de banana é perfeita para saborear com toda a família! Além de fácil, ele é rápido e prático de preparar.

6 – Bolo de banana integral: Mais uma vez, temos aqui nessa receita a banana como estrela principal do prato. E, para deixar o bolo ainda mais saudável, você pode usar a farinha de trigo integral. Fica leve, mas ainda delicioso!

7 – Bolo de banana de liquidificador: Quer ainda mais praticidade na hora de fazer o seu bolo de banana? Nesta receita, as bananas são cortadas em fatias e colocadas na fôrma junto com uma calda. Depois, a massa é adicionada por cima. E a melhor parte é que todo o processo é feito no liquidificador!

Bolo de banana

8 – Bolo de banana com farinha de rosca: Outra opção é fazer o bolo de banana com farinha de rosca, que deixa a receita bem mais leve. O modo de preparo é bem fácil e prático. Com apenas 40 minutos, o seu bolo estará pronto para comer!

9 – Bolo de banana low carb: E para quem está em uma dieta low carb (sem carboidratos), esta receita pode ser uma excelente opção para o café da manhã ou lanche da tarde. E ainda é simples e fácil de preparar!

10 – Bolo de banana invertido: Esse bolo dá água na boca só de ver! Para prepará-lo, basta fatiar as banana, colocá-las ao fundo da forma, por cima de uma calda de açúcar para, só depois, acrescentar a massa. Depois de assar o bolo, desenforme-o para que todos verem o quanto ele ficou lindo, além de saboroso, é claro!

11 – Bolo de banana com chocolate: Pessoas que amam chocolate vão adorar essa receita, que combina o sabor e benefícios dessa iguaria com os da banana. O preparo leva apenas 45 minutos. Vale a pena experimentar!

12 – Bolo de banana vegano: Esta receita de bolo de banana é ideal para quem não consome alimentos de origem animal. Nela, o ovo é substituído por mais uma banana, enquanto leite de soja toma o lugar do leite comum, resultando em um bolo com fofinha e macia.

13 – Bolo de banana de microondas: Já experimentou o bolo de caneca de banana? Feito no microondas, é uma solução prática e gostosa para quem quer saborear um bolo diferente. Ele é feito em alguns minutos e em porções individuais, que são preparadas e consumidas na própria caneca.

Gostou de aprender essas receitas de bolo de banana? Deixe um comentário aqui embaixo!

Até a próxima!

Deixe seu comentário